Em plenário, o deputado do PSD, Eliene Lima (MT) anunciou a implantação do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) no estado do Mato Grosso. Segundo o deputado, o laboratório é vinculado ao Ministério da Justiça e será uma poderosa ferramenta para Segurança Pública do Estado no auxilio de investigações desse tipo de crime.
“Com a aplicação dessas soluções tecnológicas e métodos de análise para a identificação de ativos ilícitos, conseguiremos cortar o fluxo financeiro para descapitalizar as organizações criminosas, propiciando o bloqueio e recuperação de ativos”, explicou Eliene.
Serão investidos R$ 2,6 milhões do Plano Estratégico Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (ENAFRON) para a transferência de tecnologia, softwares, hardwares e equipamentos necessários para o funcionamento dolaboratório, além da capacitação dos servidores.
“A medida permitirá a análise de grandes volumes de informações bancárias, fiscais e de outras naturezas, atuando como importante ferramenta na produção de provas da movimentação financeira e tributária das quadrilhas que praticam crimes variados, entre eles o narcotráfico e contra a administração pública”, pontou.
O deputado disse ainda que o funcionamento do LAB-LD está previsto para o segundo semestre deste ano.
Da Redação