O deputado Moreira Mendes (RO) usou a tribuna nessa segunda-feira (17) para atacar a falta de médicos peritos nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Rondônia e cobrar o perdão da dívida do extinto Banco do Estado de Rondônia (Beron).
O parlamentar leu uma nota de repúdio emitida pela Câmara de Vereadores do município de Ji-Paraná – o segundo mais populoso do estado com 118.092 habitantes. Segundo o texto, os benefícios dos servidores estão sendo cortados por falta de peritos na cidade. Moreira lamentou a situação e disse que, por conta desse problema, as pessoas são colocadas em situações humilhantes. O deputado lembrou, ainda, que vai pedir ao ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, informações sobre a falta de médicos peritos nas agências em todo o estado.
“Quero chamar a atenção do senador Garibaldi. Essa não é somente uma reclamação do INSS de Ji-Paraná. A falta de peritos tem colocado as pessoas numa situação de absoluto constrangimento. O órgão vai pelo lado mais prático, suspende os benefícios como se as pessoas tivessem condições de voltar ao trabalho, isso é um absurdo! Esse assunto merece ser discutido na Comissão de Direitos Humanos”, disse.
Moreira pediu ainda, a extinção da dívida do Beron, liquidado pelo Banco Central (BC). “Os desvios administrativos por parte daqueles que liquidaram o banco, não podem nem devem ser debitados a população de Rondônia. Segundo informações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) o povo terá que pagar essa dívida até 2028. É um crime contra o estado e a população”.
Da Assessoria