Junji reforça pedido de revitalização de Cine-Teatro

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) garantiu ao deputado federal Junji Abe (PSD-SP) que “analisará com todo carinho” o pedido do parlamentar para a revitalização do  Cine-Teatro Santo Ângelo, localizado no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcante, Distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes. O compromisso foi assumido nesta segunda-feira (07), quando o chefe do Executivo paulista inaugurou a nova ala de 88 leitos na unidade.

“Já levamos o apelo ao secretário de Estado da Cultura, Marcelo Araujo, em setembro do ano passado. Agora, pedimos sua intervenção para viabilizar as parcerias necessárias à recuperação do prédio de grande valor cultural”, apelou Junji ao governador.  Construído na década de 40, o cine-teatro passou por uma reforma em 1988. “De lá para cá, não recebeu melhorias. É um espaço precioso, com capacidade para mil pessoas, mas encontra-se em absoluta precariedade”, relatou o deputado.

De acordo com Junji, o Estado poderia efetivar uma parceria, por meio das Pastas da Cultura e da Saúde, com a Prefeitura, a fim de assegurar a revitalização do cine-teatro, classificado pelo deputado como um dos patrimônios mogianos à espera de tombamento como bem histórico-cultural. O restauro das instalações, completou ele, contemplaria Mogi das Cruzes com um centro de cultura e memória do Alto Tietê. “Poderia abrigar apresentações de peças teatrais e outros eventos de médio e até de grande portes”.

Desde sua implantação, o cine-teatro serviu, durante décadas, como referência para o entretenimento de doentes de hanseníase que viviam confinados no leprosário no Distrito de Jundiapeba. O deputado lembrou que a tentativa de acordo entre Estado e Prefeitura para recuperação do prédio remonta ao período quando ele governou Mogi das Cruzes.

Em outubro de 2007, no exercício do seu segundo mandato como prefeito, Junji intermediou o processo. Houve visitas técnicas e a promessa de liberação, no segundo semestre de 2011, de pouco mais de R$ 2,5 milhões pela Secretaria de Estado da Saúde, considerando que as instalações estão em área de domínio do Hospital Arnaldo Pezzuti Cavalcante. Entretanto, observou o deputado, com o falecimento do então secretário de Saúde, José Barradas Barata, em 2010, a parceria não se efetivou. “Por isto, pedimos sua especial atenção para ver se conseguimos concretizar o trabalho”, reforçou o parlamentar, dirigindo-se ao governador.

Nova ala

A vinda de Geraldo Alckmin ao Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcante caiu sob medida para Junji Abe reavivar o apelo pela revitalização do cine-teatro. Segundo o deputado, o governador mostrou-se receptivo à ideia, prometendo estudar o assunto. Pouco antes, o parlamentar discursara no evento de inauguração da nova ala de leitos, representando os políticos presentes à cerimônia.

Os 88 leitos entregues na unidade destinam-se ao atendimento de quem precisa de longos períodos de tratamento para reabilitação, em função de doenças crônicas. A expectativa é que cerca de 30 vagas sejam disponibilizadas para pacientes crônicos internados no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, no Mogilar.

O aumento de vagas para internações de longa duração deverá desafogar a sobrecarga no hospital localizado no Mogilar. “Com esta iniciativa, o governo do Estado concretiza instalações para servirem de retaguarda ao Luzia de Pinho Melo e ao futuro hospital de Braz Cubas, que está em construção”, elogiou Junji, acrescentando que a medida representa “mais um passo importante para melhorar a saúde” em Mogi das Cruzes e Região.

Ainda em seu discurso, Junji atestou que as gestões de Mário Covas e Geraldo Alckmin à frente do governo paulista encerraram um longo período de letargia nos avanços da saúde pública. “Ao longo destes 17 anos de comando firme e de credibilidade, porém, sensível e fiel ao atendimento das demandas da população, o Estado abriu novas unidades de saúde, revitalizou as precárias e desponta com inovações em todos os setores”.

Para confirmar a posição de vanguarda de São Paulo na busca de soluções para os grandes problemas urbanos, Junji citou a gestão dos resíduos sólidos. “A projetada usina verde, com incineração de detritos e geração de energia, para substituir os arcaicos e tão nocivos aterros sanitários, será um modelo a ser seguido no Brasil inteiro”.

Junji referiu-ao planejamento do governo estadual, por meio da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, para instalar na Região uma usina de incineração e transformação em energia do lixo gerado em Mogi das Cruzes e nos municípios vizinhos de Biritiba Mirim, Salesópolis, Guararema e Arujá. “É um empreendimento fadado a revolucionar o equivocado conceito de enterrar lixo neste País”, apostou o deputado.

Também participaram da solenidade o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri; o prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli (PSD); o presidente da Câmara Municipal, Rubens Benedito Fernandes, o Bibo (PR); o secretário municipal de Saúde,  Paulo Villas Bôas; a diretora Técnica Geral do Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcante; Keila Alves Franchin; e o deputado federal Roberto Lucena (PV-SP); além dos prefeitos Paulo Tokuzumi (PSDB), de Suzano; Francisco Pereira Souza, o Testinha (PDT), de Poá; Abel José Larini (PR), de Arujá; Benedito Rafael da Silva (PR), de Salesópolis;  os vice-prefeitos Marcos Borges (PPS), de Poá, e José Cury Andere Filho (PSDB), de Salesópolis; os vereadores mogianos Caio Cesar Machado Cunha (PV), Marcos Paulo Tavares Furlan (PV), Ana Karina Rodrigues Pirillo (PCdoB), Francisco Moacir Bezerra, o Chico Bezerra (PSB), Carlos Lucareski (PPS), Emerson Rong (PR), Rinaldo Sadao Sakai (PR), Pedro Komura (PSDB), Clodoaldo Aparecido (PT) e Antônio Lino da Silva (PSD); o ex- vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR); o vereador paulistano George Hato (PMDB), representando o deputado estadual Jooji Hato (PMDB);
Tomaz Hideki, que representou o deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS); e o tenente-coronel PM Silvio Lúcio Franco Massaro, comandante do 17º BPM/M – Batalhão da Polícia Militar/Metropolitano.

Suzano

Na manhã desta segunda-feira (07/01), o governador Geraldo Alckmin esteve em Suzano para naugurar a 32ª unidade do Poupatempo no Estado. Com capacidade para realizar 3,8 mil atendimentos diários, a unidade, localizada no Suzano Shopping, passará a prestar também os serviços de emissão de Carteira de Identidade (RG) e de Habilitação (CNH).

O deputado federal Junji Abe também participou da solenidade, endossando a eficácia do Poupatempo para atendimento fácil, barato e ágil à população. “É uma central de desburocratização de procedimentos antes tão demorados, complicados e caros, já que o cidadão comum precisava contratar um despachante para obter documentos”.

O governador comandou o evento em companhia dos secretários estaduais Davi Zaia, de Gestão Pública, e Julio Semeghini Neto, de Planejamento e Desenvolvimento Regional. O deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM) discursou em nome dos políticos presentes. Também participaram da solenidade o prefeito de Suzano,  Paulo Tokuzumi (PSDB), e a primeira dama Nilce; a vice-prefeita Viviane Galvão de Oliveira (DEM), o presidente da Câmara suzanense, Said Raful (DEM); os prefeitos Marco Bertaiolli, de Mogi das Cruzes; Acir Filló (PSDB), de Ferraz de Vasconcelos; Mamoru Nakashima (PTN), de Itaquaquecetuba; e Francisco Pereira de Sousa, o Testinha, de Poá; e o delegado Seccional de Mogi das Cruzes, João Roque Américo; entre outras autoridades e lideranças.

Mel Tominaga
Assessoria de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *