O governo do Estado de São Paulo autorizou a liberação de R$ 150 mil para a realização da edição 2013 da Festa de Outono – Akimatsuri. A decisão acolhe pedido do deputado Junji Abe (SP) que, anunciou a medida à diretoria do Bunkyo – Associação Cultural de Mogi das Cruzes, entidade organizadora do evento, no último sábado (13). O evento, que continua no próximo final de semana (20 e 21), deve registrar público de cem mil pessoas.
Junji destacou a importância da festa para difusão da cultura japonesa e valorização do agronegócio. “Constante do calendário oficial de eventos de Mogi das Cruzes, a celebração proporciona a oportunidade de ampliar a integração entre a população urbana e o campo, fundamental para pressionar o governo a adotar políticas públicas voltadas ao setor agrícola, além de propagar a cultura e as tradições nipônicas”, disse o deputado.
A liberação de recursos para a festa ocorreu na última semana, depois que Junji pediu o empenho pessoal do secretário-chefe da Casa Civil do governo paulista, Edson Aparecido. “Felizmente, ele foi sensível ao nosso apelo e interveio junto à Secretaria de Estado da Cultura”, contou o parlamentar, que recebeu a notícia na véspera da abertura do evento. Ele compartilhou a conquista com o deputado federal Walter Ihoshi (SP) que também havia solicitado ajuda financeira estadual para a realização do Akimatsuri.
Satisfeito com a colaboração do governo estadual, o presidente do Bunkyo, vereador Pedro Komura (PSDB), agradeceu o trabalho dos deputados e disse que a verba autorizada ajudará a cobrir os custos de infraestrutura da festa.
Presente à abertura oficial do Akimatsuri, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD), lembrou que a Cidade é referência nacional na produção de caqui, respondendo por 40% do volume da fruta produzida no Brasil. “Cada vez mais expositores e participantes desse setor estão presentes, o que reforça a agricultura”, avaliou.
Da Assessoria