O trabalho do deputado Junji Abe (SP) garantiu a liberação de R$ 70 mil para o Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas. Autorizados pelo governo paulista, os recursos serão aplicados na realização do 9ª Festival do Japão de Campinas, um dos mais importantes eventos que integram o calendário oficial do município, agendado para os dias 8 e 9 de junho.
Com um variado leque de atrações artístico-culturais, o festival oferece aos visitantes oficinas culturais, como origami e ikebana, shows, exposições, apresentação de artes marciais, taiko, danças típicas nipônicas e karaokê, além de reunir um avantajado pólo gastronômico, marcado pelas delícias da culinária japonesa.
“O festival cumpre o papel fundamental de difundir a cultura e as tradições nipônicas, assim como o de preservar costumes e valores morais de extrema importância no mundo moderno, onde a sociedade luta para afastar os jovens da violência e do mundo das drogas”, afirmou Junji, ao destacar a atuação do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas.
Segundo Junji, o instituto, com mais de 60 anos de fundação, desenvolve um “trabalho hercúleo” para preservar e disseminar a cultura japonesa, por meio de manifestações artísticas e das festividades. “Empreende uma batalha contínua para manter vivos os valores morais e princípios éticos disseminados no Brasil pelos nipônicos, além de propiciar a permanente integração entre brasileiros e japoneses”.
O parlamentar observou ainda, que a busca de recursos para eventos culturais complementa os trabalhos em execução junto ao Estado e à União. “Priorizamos o atendimento aos setores essenciais como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento agrário, mas não poderíamos nos esquecer das manifestações culturais que fazem parte da história do povo”, concluiu.
Da Assessoria