O Governo do Estado de São Paulo autorizou a liberação de R$ 100 mil para a realização da edição 2013 do Festival do Japão. A medida atende pedido do deputado Junji Abe (SP) que, pelo segundo ano seguido, consegue o repasse para o maior evento cultural e gastronômico da comunidade nipo-brasileira que será realizado de 19 a 21 de julho no Centro de Exposições Imigrantes da Capital. “A destinação de recursos é fundamental para custear parte da infraestrutura necessária ao evento, realizado por instituição social sem fins lucrativos, que depende de patrocínios e contribuições da sociedade”, pontuou Junji.
Com o tema “Tecnologia e Modernidade”, a edição 2013 do Festival do Japão brindará os visitantes com um painel do que existe de melhor e mais inovador no país do sol nascente. Para as crianças, os organizadores repetem o sucesso do recanto especial com atividades lúdicas, oficinas culturais (dobraduras, pintura e artesanato), contos e lendas japonesas, esportes e recreação, entre outras práticas. No outro extremo, a terceira idade ganha uma área especial onde o público terá acesso gratuito a esportes, massagens, dicas de saúde e orientações para prevenção de doenças.
Além da coletânea de shows e atividades culturais, os visitantes do festival podem saborear uma infinidade de quitutes da culinária japonesa. É a oportunidade de apreciar pratos que não constam dos cardápios habituais dos restaurantes japoneses, porque são iguarias regionais, de características familiares. “Apesar de priorizarmos o atendimento aos setores essenciais como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento agrário, trabalhamos junto ao Estado e à União para contemplar a realização de eventos que proporcionam enriquecimento cultural e lazer à população”, apontou Junji, agradecendo a sensibilidade do governador Geraldo Alckmin (PSDB) pela acolhida a sua emenda parlamentar.
Da Assessoria