Lara Rizério
Presidente do Conselho de Ética acatou a decisão do primeiro vice-presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), de afastar o relator, deputado Fausto Pinato
O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), que havia nomeado o deputado Zé Geraldo (PT-PA) como novo relator do processo contra o presidente Eduardo Cunha, decidiu que vai nomear um novo relator através de sorteio. A reunião do Conselho de Ética foi suspensa e será retomada às 9h30 desta quinta-feira. O escolhido será anunciado durante a sessão de amanhã.
Segundo Araújo, ele acatou a decisão do primeiro vice-presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), de afastar o relator, deputado Fausto Pinato (PRB-SP). “Renovo a confiança no deputado Fausto Pinato, na certeza que ele agiu da melhor forma possível, honrando este Conselho”. Araújo afirmou que vai recorrer ainda hoje ao Plenário da Casa.
Pinato agradeceu a confiança e pediu que Araújo recorra da decisão. “A imparcialidade assusta muito e a falta de coragem de fazer uma defesa assusta também”, disse.
Por volta das 15h40, o presidente do Conselho suspendeu a sessão e disse que vai promover novo sorteio para a relatoria, excluindo os deputados do bloco do PMDB, de Eduardo Cunha. O novo relator será sorteado a partir de uma lista de 11 parlamentares, afirmou Araújo.
Porém, apesar do anúncio da suspensão da sessão, parlamentares seguiram debatendo e o impasse continua no Conselho. A deputada Eliziane Gama (Rede-MA) criticou a decisão de trocar o relator “É inaceitável essa ação protelatória. Está feio, está desrespeitoso com o Brasil, querem evitar o que é real: a cassação do presidente desta Casa. É uma invasão nas prerrogativas do conselho”, acusou a deputada.
O deputado Manoel Junior (PMDB-PB) afirmou que, após a decisão da Mesa, todo o processo é nulo e que Araújo deve começar do zero, inclusive sorteando três novos relatores. Ele contesta a designação de Zé Geraldo (PT-SP) como novo relator.
O líder do Psol, deputado Chico Alencar (RJ), elogiou o trabalho do deputado Fausto Pinato. “É importante saber o inteiro teor da decisão e quem participou desse processo. Consideramos que há um vício. Decidir num petit comité é suspeito também”, ironizou Alencar.
(Agência Câmara)