O deputado César Halum (TO) apresentou na quinta-feira (25), a Indicação 4383/13, para solicitar ao ministro dos Transportes, César Borges (PR), providências específicas para alocação de recursos para a construção do pavimento asfáltico da primeira alça rodoviária da cidade de Gurupi, ligando a parte norte da BR-153 com a BR-242.
Halum justifica que a área urbana de Gurupi é cortada pelas três principais rodovias da região: a BR-153, rodovia federal longitudinal que praticamente delimita a cidade em duas; a BR-242, rodovia federal transversal, que corta o lado leste e se superpõe à BR-153 em direção ao sul; e a rodovia estadual TO-374, que atravessa o lado oeste de Gurupi.
“Mais afastados da cidade existem o Aeroporto Municipal de Gurupi e o Pátio Multimodal da Ferrovia Norte-Sul, cujo projeto contempla apenas sua ligação com a BR-242, o que poderá provocar enorme transtorno para a comunidade, pois 90% do fluxo de cargas passam pelo centro e periferia da cidade, destruindo a frágil pavimentação asfáltica que não foi projetada para essa finalidade, além de colocar em risco grande parte da população”, argumentou o deputado.
Para César Halum, a construção das alças que formarão o anel rodoviário da cidade facilitará o transporte rodoviário de cargas e de passageiros, minimizando transtornos e aumentando a segurança dos moradores e dos demais usuários do trânsito no local.
A primeira alça a ser construída, no sentido horário da cidade, deverá ligar a BR-153 com a BR-242, com aproximadamente 12,8 quilômetros de extensão. A construção da segunda alça começará na BR-242, passando pelo Pátio Multimodal de Gurupi, até a BR-153, já no sul da cidade, com 11,5 quilômetros de extensão. Esse semicírculo rodoviário envolverá a parte leste da cidade. As duas outras alças fechariam o anel que envolverá o lado oeste e facilitará o acesso ao Aeroporto Municipal da cidade e à TO-374, totalizando 20,2 quilômetros de extensão.
Da Assessoria