Em audiência com o ministro dos Transportes, César Borges (PR), nesta terça-feira, o presidente da Frente Parlamentar pela Duplicação da Belém-Brasília, deputado César Halum (PSD-TO), juntamente com os deputados Heuler Cruvinel (PSD) e Hélio Santos (MA), ratificou seu pedido pela duplicação da BR-153, que é formada por onze rodovias federais e passa pelos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará.
De acordo com Halum, o cronograma do ministério prevê para o próximo dia 26 de setembro a publicação do edital de convocação das empresas concessionárias para a administração das obras de duplicação em um trecho de 814 km, de Anápolis (GO) a Palmas (TO), já aprovado pelo DNIT. Já a data estimada para a licitação é 25 de novembro. O deputado, no entanto, solicitou que seja aproveitada a oportunidade para ampliar a concessão por toda a Belém-Brasília.
“Indiscutivelmente essa é uma boa notícia. No entanto, os trechos das demais cidades adjacentes àquela rodovia também precisam de duplicação. O Tocantins principalmente, pois sofremos diariamente com os acidentes graves que ceifam a vida de dezenas de cidadãos”, disse o parlamentar.
Segundo o ministro, a iniciativa privada só aceita participar de concessões quando existe viabilidade técnica e econômica. “Este primeiro trecho, já aprovado, está dentro das normas de economicidade. A pedido da Frente Parlamentar, vou ordenar o início dos estudos do trecho entre Paraíso do Tocantins, Araguaína, até Açailândia no Maranhão”, disse Borges.
Da Assessoria