Estadão.com.br – Últimas notícias: Parecer de processo contra Cunha no Conselho de Ética pode sair na semana que vem, indica relator

Fausto Pinato (PRB-SP) afirmou que, se conseguir, entregará o parecer preliminar pela admissibilidade ou não do processo antes do prazo final que acaba em 19 de novembro

RelacionadasCunha diz que não pretende decidir sobre impeachment nesta semanaCunha diz que pretende tornar obrigatória a revista com detectores de metal na CâmaraCunha é chamado de ‘sem-vergonha’ em protestos pelo PaísAliados tentam atrasar processo contra Cunha

Brasília – O relator no Conselho de Ética do processo que pode levar à cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por quebra de decoro parlamentar, deputado Fausto Pinato (PRB-SP), afirmou nesta segunda-feira, 9, que poderá apresentar o parecer preliminar pela admissibilidade ou não do processo até o início da próxima semana, ou seja, antes do prazo final de 10 dias, que acaba em 19 de novembro.

Em entrevista ao Broadcast Político, o parlamentar comentou que começou a analisar o processo nesta segunda. “Talvez, se eu conseguir terminar, entregue o parecer no começo da semana que vem. Ou quem sabe, até o fim desta semana”, afirmou Pinato. O relator comentou que deverá se reunir nesta terça-feira com o presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), para conversar sobre os prazos.

Caso o deputado do PRB conclua o documento antes, a ideia é antecipar a sessão do colegiado para apresentação oficial do relatório, marcada por Araújo para o próximo dia 24 de novembro, uma terça-feira. Embora nos bastidores já se fale que Pinato deverá decidir pela admissibilidade do processo, o relator evitou mais uma vez antecipar sua avaliação, para evitar que Cunha o acuse de suspeição.

“A sociedade cobra uma resposta, mas não podemos vacilar com nenhuma questão jurídica”, disse ao Broadcast Político. O parlamentar afirmou que nenhum emissário do presidente da Câmara o procurou até agora, nem realizou qualquer tipo de pressão contra ele. “A maior pressão tem sido da imprensa”, reafirmou.

Adiamento. Apesar do adiantamento por parte do relator, como mostrou o Estado no fim de semana, aliados de Cunha preparam uma série de medidas protelatórias para atrasar o processo de cassação dele no Conselho de Ética da Casa. A ideia é usar todos os artifícios possíveis para garantir os votos necessários em favor da absolvição do peemedebista no plenário.

Um deputado próximo a Cunha chegou a afirmar que o trâmite do processo pode se arrastar por até dois anos, bastando que os aliados do presidente da Câmara assim o queiram. Conforme apurou o Broadcast Político, Eduardo Cunha também pretende apresentar sua defesa preliminar ao Conselho de Ética antes de Pinato apresentar seu parecer.

A ideia do peemedebista é ir pessoalmente ao colegiado. Caso o relator admita o processo, contudo, o presidente da Câmara deverá usar o prazo máximo para apresentar sua defesa formal, em mais uma ação para protelar o julgamento pelo conselho e, consequentemente, pelo plenário da Câmara.

Igor Gadelha – O Estado de S. Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *