O deputado Eliene Lima (PSD-MT), da tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (12), alertou para o que chamou de seríssimo problema no seu Estado. É a relação de litígio entre a etnia Xavante e os ocupantes da gleba Estrela do Araguaia, nos municípios de Alto da Boa Vista e São Félix do Araguaia.
“Estamos na iminência de um conflito naquela região”, denunciou o parlamentar. “Faço um apelo à Funai, ao Governo, à Justiça para que tenham a sensibilidade para lidar com a questão, que é muito delicada”.
Eliene Lima revelou que tratou desse assunto com o Governador, Silval Barbosa, com grande parte da bancada federal, com a ministra Gleisi Hoffmann e a presidente da Funai, expondo a dimensão do problema e cobrando solução.
Ainda segundo o deputado mato-grossense, desde 1962 várias famílias ocupam a gleba chamada Suiá-Missu. “De uns tempos para cá, a Funai entendeu que aquela área, em torno de 150 mil hectares, foi indígena. Hoje existem mais ou menos sete mil habitantes comuns dentro daquela área”, explicou.
Eliene Lima citou que recentemente a BR-158 foi interditada. “Queremos alertar para o risco de derramamento de sangue, caso não se chegue a um entendimento. O assunto é sério e por esta razão estou fazendo esta denúncia da tribuna desta Casa”, concluiu.
Da Redação