O deputado Rogério Rosso (PSD-DF) teve 106 votos e Rodrigo Maia (DEM-RJ), 120
A eleição que decide o novo presidente da Câmara dos Deputados seguiu para segundo turno. Os dois candidatos eleitos, Rogério Rosso (PSD-DF) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediram democratização dentro da Casa e mais compromisso com os brasileiros. Os dois se abraçaram.
Primeiro a discursar, com 120 votos, Maia pediu união entre os parlamentares e reforçou que todos os deputados precisam ter voz dentro das sessões. “Vamos trabalhar para acabar com o império dos líderes. Eles são fundamentais, mas não são os únicos com direito à palavra.” “Juntos vamos virar essa página, democratizar essa Casa como tanto sonhamos e merecemos. O que precisamos é de diálogo. Esse plenário tem 512 deputados eleitos, e nenhum deles, nenhum de nós, pode ser excluído”, acrescentou.
Já Rosso, que teve 106 votos, iniciou o discurso dizendo que concordava com tudo o que Rodrigo havia dito. Ele pediu um abraço a Maia, para selar a boa relação entre os dois – um deles terminará a noite como presidente da Câmara.
“Independente da disputa, tem de prevalecer o bom combate. É claro que quem sentará naquela cadeira não é só uma pessoa, são todos os parlamentares. Precisamos honrar todos os brasileiros”, clamou.
Os 495 deputados presentes na sessão votarão, em urnas urnas fechadas, pelo presidente da Câmara, que ficará seis meses no cargo.