correiobraziliense.com.br: Câmara encerra prazo de inscrições com 17 candidatos à presidência

Até às 15h, é possível retirar a candidatura. A eleição está marcada para ter início às 16h

As inscrições para oficializar a candidatura à presidência da Câmara terminaram ao meio-dia desta quarta-feira (13/7) com uma lista de 17 deputados. Ex-ministra do governo Dilma Rousseff, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) foi a última parlamentar a registrar candidatura à eleição que vai escolher o sucessor de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Casa. O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) é o 16º candidato a se registrar na disputa.

Às 13h será feito um sorteio para definir a ordem dos discursos dos candidatos à presidência da Casa. Até às 15h, é possível retirar a candidatura. A eleição está marcada para ter início às 16h.

Maioria absoluta

Para se tornar o presidente da Câmara em primeiro turno é preciso obter a maioria absoluta dos votos dos deputados que registrarem presença na sessão. Nos corredores da Câmara, repetiu-se hoje o clima de campanha visto nesta terça-feira (12/7), com modelos femininos distribuindo panfletos de candidatos.

Aliados do presidente interino Michel Temer são maioria entre os que pleiteiam a presidência da Câmara, embora a bancada do PMDB tenha decidido lançar na disputa o ex-ministro da Saúde da presidenta afastada Dilma Rousseff, Marcelo Castro (PMDB-PI). Ele votou contra o processo de impeachment de Dilma na Câmara.

Entre os favoritos na disputa figura o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), ex-presidente daComissão de Impeachment na Câmara. Ele é apoiado pelo chamado “centrão”, que congrega 12 partidos de bancadas de médio porte na Casa.

O PT vai apoiar o peemedebista Marcelo Castro (PI), que foi ministro da Saúde de Dilma e votou contra o impeachment da petista. O partido promete entregar 48 dos 58 votos da bancada para Castro, mas a candidatura de Maria do Rosário poderia dividir posições.

Confira a lista completa de candidatos: » Fausto Pinato (PP-SP) » Carlos Gaguim (PTN-TO) » Carlos Manato (SD-ES) » Marcelo Castro (PMDB-PI) » Fabio Ramalho (PMDB-MG) » Fernando Giacobo (PR-PR) » Cristiane Brasil (PTB-RJ) » Luiza Erundina (PSOL-SP) »Rogério Rosso (PSD-DF) » Evair de Melo (PV-ES) » Beto Mansur (PRB-SP) » Esperidião Amin (PP-SC) » Rodrigo Maia (DEM-RJ) » Miro Teixeira (Rede-RJ) » Gilberto Nascimento (PSC-SP) » Orlando Silva (PCdoB-SP) » Maria do Rosário (PT-RS) » Heráclito Fortes (PSB-PI), que na semana passada havia se candidatado, abriu mão da disputa hoje.

Com informações da Agência Brasil

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *