Correio Braziliense | Política: Citações de religiosos e historiadores

Durante as mais de 12 horas previstas para discussões na comissão do impeachment, deputados citaram desde o papa Bento XVI ao filósofo Montesquieu. Foram 118 inscritos, sendo 46 contra e 72 a favor do afastamento. Nesta conta, os deputados Bebeto (PSB-BA) e Aliel Machado (Rede-PR) — sem votos oficialmente declarados — se inscreveram em ambas as listas. A relação não expressa fielmente a posição do parlamentar. Ontem, os integrantes da comissão puderam falar por 15 minutos. Já os não integrantes tiveram direito a 10 minutos.

As contradições entre os parlamentares a favor e contra o impeachment tomaram forma de metáforas e referências históricas. “Bento XVI, reconhecendo a incapacidade diante de enormes desafios, optou pela renúncia”, disse o deputado Evair de Melo (PV-ES), que citou ainda São Tomás de Aquino, Santo Agostinho e o historiador francês do século XIX Alexis de Tocqueville. Já o deputado JHC (PSB-AL) lembrou Montesquieu para criticar a falta de relação harmoniosa entre os três Poderes no governo da presidente Dilma Rousseff.

Em um momento de descontração, o presidente da comissão, deputado Rogério Rosso (PSD-DF), anunciou que, com a previsão de a comissão entrar pela madrugada do sábado, ele ofereceria “pão, manteiga e queijo”. Do fundo, um deputado respondeu: “mortadela”, em referência ao apelido que defensores do impeachment deram aos manifestantes pró-governo. “Não, não é mortadela, é manteiga”, rebateu Rosso, arrancando risos.

Após acordo com líderes pela manhã, ficou definido que a comissão não trabalharia no fim de semana. As discussões serão retomadas às 10h de segunda-feira. Às 17h, terão início os procedimentos de votação. Dois deputados de cada lado podem falar e líderes têm um minuto para se manifestarem. A previsão é encerrar a deliberação até as 19h. (MF, JC e GW) “Bento XVI, reconhecendo a incapacidade diante de enormes desafios, optou pela renúncia” Evair de Melo (PV-ES), deputado

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *