Correio Braziliense | Eixo capital

Ana Maria Campos

anacampos.df@dabr.com.br

No jogo

Divulgada pela coluna no último domingo, a pesquisa do instituto O&P Brasil indicou três pontos relevantes. O governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que aparece em primeiro nos cenários colocados, é um nome no páreo para as próximas eleições. Há espaço para surgir uma novidade, demonstrada pela posição de até 34% dos consultados, que não quiseram apontar nenhum dos nomes colocados. E há uma safra de políticos com um patamar considerável de votos, aproximadamente 10%, com chance de protagonismos: Alberto Fraga (DEM), Celina Leão (PPS), Érika Kokay (PT), Rogério Rosso (PSD) e Robson Rodovalho (PP). O levantamento foi concluído em 13 de junho.

Espaço evangélico

Os evangélicos serão cobiçados nas próximas eleições. O sentimento entre políticos é que um nome surgirá desse setor para candidatura majoritária, governo, vice ou Senado. O bispo Robson Rodovalho, testado na pesquisa O&P, atingiu patamar superior a 10% de votos. Mas ele saiu da política e tem se dedicado à sua igreja, a Sara Nossa Terra. Enquanto isso, o deputado federal Ronaldo Fonseca (Pros-DF), na foto, coordenador da bancada da Assembleia de Deus na Câmara dos Deputados, trabalha para ocupar esse espaço. Mas não é o único. Os políticos evangélicos pretendem fechar um candidato para representá-los, e esse movimento é costurado pela presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PPS).

Cidadão quer eleição direta para administradores

A pesquisa O&P, a que a coluna teve acesso, mostrou também a receptividade do cidadão em relação a projetos do governo Rollemberg. Sobre a eleição direta para administrações regionais, 71,2% aprovam a proposta. No caso de contratação de organizações sociais para a gestão de serviços de saúde, 60,4% são favoráveis. Para 54,3% dos entrevistados, o atendimento ficaria melhor.

Os ausentes

No meio político, muita gente sentiu falta da inclusão de dois candidatos na última eleição na pesquisa realizada neste mês pelo instituto O&P: Jofran Frejat (PR), que disputou o segundo turno com Rodrigo Rollemberg (PSB), e Toninho do PSol. Neste caso, a liderança do atual governador em todos os cenários poderia ser abalada.

Cabos eleitorais

Uma candidatura se faz também com apoios. Ninguém tem dúvida de que os senadoresCristovam Buarque (PPS) e José Antônio Reguffe (sem partido), embora descartem concorrer ao Palácio do Buriti em 2018, poderão influenciar o voto de muitos eleitores. No momento, ambos estão afastados de Rollemberg.

Uma imagem para chamar de sua

Rodrigo Rollemberg tem sido aconselhado a criar uma marca forte para seu governo. Como, por exemplo, Joaquim Roriz foi o governador das obras e dos assentamentos, ele precisa dar uma identidade à sua gestão.

Polícia Civil na parada gay

A Polícia Civil do DF estará representada, no próximo domingo, na Parada do Orgulho Gay, na Esplanada dos Ministérios. A delegada Gláucia Cristina, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Intolerância (Decrin), e sua equipe terão uma tenda na rua das bandeiras e distribuirão cartões de visitas e fôlderes contra a homofobia.

Em busca do encontro

Será lançado hoje, às 9h, em evento na tribuna de honra do estádio Mané Garrincha, o Portal do Voluntariado. Essa é uma iniciativa da primeira-dama, Márcia Rollemberg, com o objetivo de promover o encontro entre voluntários e projetos governamentais ou do terceiro setor que precisem de ajuda. No portal, qualquer cidadão pode se candidatar para participar.

Rainha: “Não podemos esperar um salvador da pátria”

Para o presidente do Tribunal de Contas do DF, Renato Rainha, há muitos problemas de gestão que prejudicam o atendimento na rede pública de saúde e a sensação de insegurança cresceu no DF. Mas ele descarta que um “salvador da pátria” possa surgir nas próximas eleições para resolver problemas antigos. Sobre se candidatar a cargos públicos, Rainha garante que não pensa nesse projeto neste momento. O conselheiro foi o entrevistado de ontem do programa CB.Poder, que foi ao ar pela TV Brasília, com reprise hoje, a partir de 0h30. A íntegra está disponível no endereço blogs.correiobraziliense.com.br/cbpoder.

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *