Correio Braziliense: DF tem dois parlamentares entre os cem com maior destaque no Congresso

Lista elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar conta com apenas 12 mulheres

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou hoje a lista dos “Cabeças” do Congresso em 2015. A relação conta com 62 deputados e 38 senadores, sendo apenas dois do Distrito Federal, os deputados Rogério Rosso (PSD) e Érika Kokay (PT). A pesquisa incluiu os parlamentares que estavam no exercício efetivo do mandato durante a avaliação, feita entre fevereiro e julho deste ano.

Segundo o Diap, a lista é composta por aqueles que conseguem se destacar no Congresso pelo uso de algumas habilidades, como o poder de negociação, articulação, oratória e formação de opinião. A lista é divulgada anualmente e em 2015 está na 22ª edição. Entre os partidos com mais representantes, lideram a lista o PT com 24 nomes, seguido por PSDB com 14 e PMDB com 12 parlamentares.

A deputada federal Érika Kokay (PT) foi escolhida um dos destaques na categoria debatedora. No Congresso desde 2011, a parlamentar se sobressai, segundo o Diap, por estar atenta aos acontecimentos e, principalmente, pelo grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir, no plenário da Casa ou na imprensa, fatos políticos gerados dentro ou fora do Congresso. De acordo com o Departamento, são esses os congressistas mais procurados pela imprensa.

Já o deputado Rogério Rosso (PSD) foi eleito um dos expoentes do Congresso na categoria negociador. O Diap considera que, nesta classe, estão os parlamentares mais experientes, revestidos de autoridade para construir e honrar acordos. Em geral, esse papel cabe aos líderes ou vice-líderes de bancada — Rosso é o líder do partido na Câmara. O líder do PSD não sabia da indicação e reagiu com alegria ao ser avisado, por telefone, pela reportagem do Correio.

“Me sinto honrado de estar entre os cem parlamentares dessa lista tão restrita. Tenho procurado realizar um trabalho sério no Congresso, mas creio que esse reconhecimento não é apenas meu, devo isso a bancada do PSD. Ao lado deles, temos buscado o diálogo e o bom senso para encontrar as melhores alternativas para a resolução dos problemas do Brasil. A conciliação é uma característica do partido. É preciso unir forças, deixar as diferenças de lado em prol de soluções para o país”, ponderou.

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *