A criação de uma Comissão Especial para debater a implantação do zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar em todo o território nacional foi comemorada pelo deputado Moreira Mendes (RO). O ato, assinado pelo presidente da Câmara na quarta-feira, dia 20, atende a uma antiga reivindicação dos membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) empenhados em estimular o cultivo dessa lavoura em áreas degradadas para que possam ser utilizadas, sem afetar diretamente a produção de alimentos ou prejudicar o meio ambiente.
Para Moreira, a medida vai ajudar o Estado de Rondônia, que tem sido prejudicado por conta das restrições do plantio de cana-de-açúcar. “É preciso deixar claro que não estamos propondo derrubar mais florestas. Aplantação de cana-de-açúcar pode ser efetuada em áreas degradadas há muitos anos. O que não podemos é ficar sem a produção de álcool, que é tão necessário para nós que vivemos na região Amazônica”.
Para cobrar uma solução sobre as restrições do plantio de cana-de-açúcar na região Amazônica, Moreira participou, também, de audiência com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o advogado-geral da União, Luís Adams, no início deste mês.
Na reunião, o parlamentar lembrou que o Decreto 6.961/2009, que trata do zoneamento agroecológico e determina ao Conselho Monetário Nacional o estabelecimento de normas para as operações do setor sucroalcooleiro, não inclui o território do Bioma Amazônia para a plantação de cana.
Da Assessoria