Vermelho: mobilização política cresce por reabertura da Estrada do Colono

Importante acesso entre as regiões oeste e sudoeste do Paraná, a Estrada do Colono está cada vez mais próxima de ser reaberta. A medida é uma das pautas prioritárias do deputado Vermelho (PR), autor na Câmara Federal do Projeto de Lei 984/19 que cria a unidade de conservação Estrada-Parque.

“Não se trata apenas em resolver um problema de logística no estado do Paraná, mas sim de repararmos uma injustiça histórica e que atende o clamor social de décadas do povo paranaense. É o resgate da história e também das relações socioeconômicas, ambientais e turísticas da região”, defende o parlamentar.

A proposta de Vermelho é bem vista no Congresso e conta com o apoio do governador Ratinho Júnior (PSD).

Histórico

A Estrada do Colono pertence ao Governo do Paraná e tem 17,6 quilômetros que cortam o Parque Nacional do Iguaçu entre os municípios de Capanema e Serranópolis do Iguaçu. A rodovia é uma antiga ligação entre as regiões oeste e sudoeste do Paraná. O trecho, um antigo caminho utilizado por colonos que vinham do Rio Grande do Sul em direção às regiões mais ao norte do país, foi transformado em estrada no ano de 1950.

O Ministério Público Federal determinou o fechamento da Estrada do Colono em 1986. Em 1997 ela chegou a ser reaberta, mas em 2001 uma ação envolvendo o Exército Brasileiro, a Polícia Federal e o IBAMA resultou novamente com o seu fechamento após ordem judicial.

Renan Bortoletto

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *