Veja.com: Oposição protocola chapa paralela para comissão do impeachment

A presidente Dilma Rousseff (Ueslei Marcelino/Reuters)

Partidos de oposição e deputados que se classificam como independentes protocolaram às 13h50 desta terça-feira uma nova chapa para concorrer à formação da comissão que vai analisar o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. O documento reúne 39 nomes, de 13 partidos, para a composição do colegiado. Como a comissão tem de ter 65 nomes, os demais ainda precisarão ser eleitos. Para que fosse formalizada, eram necessários no mínimo 33 nomes.

Depois de uma manobra dos oposicionistas, que se rebelaram contra a possibilidade de serem escolhidos, dentro do PMDB, apenas integrantes alinhados ao Palácio do Planalto, a indicação e escolha da chapa com os 65 deputados que vão integrar a comissão especial foram adiadas da noite desta segunda-feira para as 14 horas de hoje. O adiamento ocorreu no mesmo dia em que a presidente Dilma anunciou querer que o Congresso vote o impeachment “o mais rápido possível”.

O primeiro racha na composição da comissão especial que analisará o impeachment foi na bancada do PMDB. O líder Leonardo Picciani (RJ), defensor declarado de Dilma, sinalizou que não reservaria vagas para deputados pró-impeachment, deixando de lado peemedebistas que defendem a deposição da petista. Irritados, eles articularam agora a derrubada de Picciani da liderança do partido.

“Essa é uma chapa de oposicionistas, independente. O processo é técnico e jurídico, mas é político também e aí vamos ter muito mais liberdade de apurar os fatos e solidificar a opinião que para mim é média do pensamento do Congresso Nacional. E que o parecer seja levado ao plenário para um decisão final”, disse o líder do DEM, Mendonça Filho, ao apresentar a chapa Unindo o Brasil. Aos gritos de impeachment, os oposicionistas entoaram o Hino Nacional ao entregar as assinaturas.

Confira os indicados para compor a chapa paralela:

PSB: Fernando Coelho, Bebeto, Danilo Forte, Tadeu Alencar

PSDB: Carlos Sampaio, Rossoni, Sheridan, Bruno Covas, Nilson Leitão, Paulo Abi-Ackel

PMB: Major Olímpio

PPS: Alex Manente

PSD: Sóstenes Cavalcante, Evandro Roman, João Rodrigues, Delegado Eder Mauro

DEM: Mendonça Filho, Rodrigo Maia

PMDB: Osmar Terra, Lelo Coimbra, Lúcio Vieira Lima, Mauro Mariani, Flaviano Melo, Carlos Marun, Manoel Junior, Osmar Serraglio

PEN: André Fufuca

PHS: Kaio Maniçoba

PP: Jerônimo Goergen, Odelmo Leão, Jair Bolsonaro, Luiz Carlos Heinze

SD: Paulinho da Força, Fernando Francischini

PTB: Benito Gama, Sergio Moraes, Ronaldo Nogueira

PSC: Eduardo Bolsonaro e Pastor Marco Feliciano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *