Vacina contra coronavirus mais perto dos brasileiros

O primeiro passo para permitir que o Brasil compre tecnologia e produza a vacina de Oxford contra o coronavirus foi dado hoje (2). A Câmara aprovou a Medida Provisória 994/20 que abre crédito extraordinário de R$ 1,995 bilhão pra custear contrato entre a Fundação Oswaldo Cruz, via Ministério da Saúde, e o laboratório AstraZeneca. O deputado Charles Fernandes (BA) presidiu parte da sessão e o PSD orientou voto pela aprovação da matéria.

A vacina de Oxford está em fase de testes com voluntários no Brasil e em outros países. Caso a eficácia seja comprovada, o Brasil pretende produzir 100 milhões de doses, com previsão de distribuição da vacina por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) até o final do primeiro semestre de 2021.

Ao participar nesta quarta-feira (2) de audiência da comissão mista que acompanha as ações de combate à pandemia, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que poucas vacinas atendem às necessidades do Brasil. De acordo com o ministro, o governo monitora de perto 11 vacinas que estão na fase 3 de testes (a última etapa) e já se reuniu com seis fabricantes. Mas, segundo ele, um número ainda menor deve se mostrar viável para o Brasil no curto prazo.

Outras 42 milhões de doses poderão ser adquiridas do consórcio Covax Facility, que deve reunir várias vacinas, entre elas a chinesa Coronavac. Mas o ministro lembrou que qualquer vacina terá que ter a chancela da Anvisa antes de ser comprada. A ideia é produzir no Brasil mais 160 milhões de doses da vacina da AstraZeneca no segundo
semestre.

Com informações da Agência Câmara de Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *