Último Segundo – IG: Conselho pede investigação de suposta falsificação de assinatura de deputado

Integrantes do Conselho que analisa processo contra Cunha pedem convocação de parlamentar aliado do presidente da Câmara citado em reportagem do jornal “Folha de S. Paulo” Divulgação O deputado Vinicius Gurgel (PR-AP), acusado por colegas parlamentares de falsificação ideológica

A suposta falsificação da assinatura de um deputado federal para favorecer Eduardo Cunha (PMDB-RJ) levou integrantes do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara a pedirem sua imediata investigação ao Ministério Público Federal e à Procuradoria-Geral da República, nesta quarta-feira (9), em sessão em Brasília. O caso foi revelado em reportagem da Folha de S. Paulo.

De acordo com a apuração do jornal, o deputado Vinicius Gurgel (PR-AP), aliado de Cunha, teve sua assinatura falsificada em um documento no qual renunciava sua cadeira no conselho para impedir que o suplente do parlamentar, de partido aliado ao governo (Ricardo Izar, do PSD-SP), ocupasse sua vaga, evitando mais um voto contra a abertura da ação contra o peemedebista. Com a renúncia, quem assumiu sua vaga foi Maurício Quintella Lessa (PR-AL), favorável à não instalação do processo contra o presidente da Câmara.

O vice-presidente do Conselho de Ética, deputado Sandro Alex (PPS-PR), sugeriu que seja encaminhado à Procuradoria Geral da República (PGR) a denúncia de que houve a adulteração da assinatura do deputado Vinícius Gurgel (PR-AP) na noite da aprovação da continuidade do processo disciplinar contra Cunha. O deputado disse que o colegiado pode ter sido vítima de um crime e que Gurgel precisa se explicar ao grupo.

“Precisamos pedir a clareza dos fatos. Não se pode permitir uma fraude desse tipo aqui na Casa”, disse Alex, que também pediu a abertura de uma sindicância para averiguar se a Secretaria Geral da Mesa-Diretora realmente revisou a assinatura do parlamentar. A reportagem da Folha consultou especialistas para confirmar a suposta falsificação.

O líder do PSOL, Ivan Valente (SP), defendeu a representação na PGR e uma ação contra Gurgel por quebra de decoro parlamentar. “O resultado (da votação) está mantido, mas medidas serão tomadas aqui”, enfatizou ele. “Quero manifestar aqui minha indignação e vergonha se isso se confirmar. Fraudar um documento é algo de fato chocante”, fez coro o deputado Betinho Gomes (PSDB-PE)

Gurgel chegou por volta das 11h30 à reunião administrativa, após os conselheiros cobrarem sua presença no encontro. E garantiu que assinou, sim, o documento de sua renúncia.

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *