Trad se reúne com Maia e Toffoli por mudanças no novo CPP

O deputado Fábio Trad (MS) se reuniu nesta quarta-feira (19) com o ministro Dias Toffoli, presidente do Superior Tribunal Federal (STF) e o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM). A audiência, realizada na sala de reuniões da Presidência da Câmara, marcou a cerimônia de entrega das propostas de mudança do Código de Processo Penal (CPP), sobretudo as que visam contribuir para a redução dos gargalos e otimização das sessões do júri.

O encontro acontece uma semana após Trad, que é o presidente da comissão especial que estuda a reforma do CPP, reunir-se com Toffoli no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para solicitar contribuições técnicas numa reunião que, segundo o deputado, “marcou a união do Legislativo e do Judiciário na importante missão de atualizar o Código Penal.”

O relatório, elaborado por um grupo de trabalho do CNJ, destacou os entraves dos processos que tratam de crimes dolosos contra a vida, como a prescrição, a falta de julgamento de réus já pronunciados e a excessiva quantidade de nulidades nos processos. De acordo com o estudo, cerca de 30% dessas ações prescrevem na Justiça.

Rodrigo Maia, ministro Toffoli e Fábio Trad (à direita). Foto: Cláudio Araújo

Trad fez uma avaliação positiva do encontro. “Muito produtivo. Creio que já em março o Brasil poderá contar com um Código de Processo Penal aprovado no Plenário da Câmara e que seja célere, mas que respeite e prestigie os direitos e garantias individuais. Desburocratizado, simplificado, objetivo e efetivo”, disse.

Também participou da reunião o relator do CPP, deputado João Campos (PRB-GO).

Da assessoria de comunicação do deputado

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *