Terminais de autoatendimento devem oferecer ajuda personalizada a idosos

Deputado Rômulo Gouveia (PB) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Rômulo Gouveia (PB) – Foto: Cláudio Araújo

O atendimento prioritário para pessoas portadoras de deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo, já é garantido pela Lei 10.048/00. Mas, para evitar que os idosos sofram com possíveis golpes praticados em agências bancárias, o vice-líder do PSD, deputado Rômulo Gouveia (PB), apresentou o Projeto de Lei 1.577/15, que institui o atendimento individual para este público nos terminais de autoatendimento.

“A realização dessas operações envolve informações sensíveis, que não devem ser compartilhadas com desconhecidos. Os maiores de 60 anos acabam expostos a malfeitores, devido a pouca familiaridade com o autoatendimento e a necessidade de ajuda de terceiros”, alertou o parlamentar.

De acordo com o projeto, as instituições deverão destinar um funcionário fixo para o autoatendimento dos idosos nos bancos. “Essa situação problemática pode ser evitada caso as dúvidas dos clientes sejam sanadas por empregados da própria instituição financeira, lotados nas agências e que permaneçam disponíveis para o atendimento desse público.”

O projeto aguarda parecer do relator na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).

Diane Lourenço

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *