Stefano Aguiar participa do 2º Simpósio Internacional da Moringa, na África

O deputado Stefano Aguiar (MG) participa entre os dias 10 e 13 de novembro do 2º Simpósio Internacional da Moringa. O evento é realizado na África do Sul. O parlamentar já adiantou que pretende trazer o debate com mais ênfase para a Câmara Federal, já que o consumo e a comercialização da planta para fins medicinais foram proibidos no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Deputado Stefano Aguiar (à esquerda). Foto: Assessoria

A moringa é uma planta de origem indiana e reconhecida mundialmente como a “Árvore da Vida”. Possui alta concentração de nutrientes, antioxidantes, substância antiinflamatórias e aminoácidos. Stefano Aguiar quer dar mais esclarecimento sobre as propriedades da moringa e liberar o produto para uso e venda novamente.

“Um dos primeiros passos para exaltar os benefícios da moringa tanto na alimentação quanto na saúde seria a realização de uma audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados”, argumentou Aguiar.

A planta
A moringa oleífera é uma planta tropical tolerante à seca e que se adapta facilmente ao clima semiárido. Experimentos feitos revelam que todas as partes da moringa possuem valor nutricional e medicinal.

O óleo obtido das sementes pode ser usado no preparo de alimentos, fabricação de sabonetes, cosméticos e até biodiesel. Já as folhas são ricas em vitamina A e C, fósforo, cálcio, ferro e proteínas, podendo serem servidas como alimento humano e também para animais.

Renan Bortoletto

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *