Sessão solene homenageia profissionais de educação física

“Há 20 anos o parlamento regulamentou a profissão de educação física e criou o sistema Confef – Cref’s. Precisamos lembrar, comemorar e seguir avançando”, disse o deputado federal Evandro Roman (PR). Ele é o responsável pela sessão solene que homenageou todos os profissionais da área.

A solenidade contou com a presença de deputados, estudantes, conselheiros e apaixonados pela prática esportiva. Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física, contou a história da tramitação do projeto que criou a Lei no Congresso. “Houve senador que foi contra regulamentar a profissão. Se não fossem os parlamentares, não estaríamos hoje aqui. Tudo passa por esta Casa. Sabemos que o país atravessa uma crise  ética, mas nada vai acontecer se a mobilização por um país melhor não começar por aqui”, defendeu Steinhilber.

Antonio Eduardo Branco, presidente Conselho Regional de Educação Física, lembrou que o Conselho não serve apenas para proteger os profissionais e sim para fiscalizar intervenções desses profissionais na sociedade. “O educador físico tem mudado a realidade dos cidadãos e o diálogo é constante. O profissional entrega aquilo que vende: saúde, bem-estar, performance… Sou grata ao deputado Evandro Roman pela luta que tem travado no Legislativo”.

Roman lembrou que o trabalho da categoria é árduo e deve ser contínuo. “Uma percentagem grande da população jovem não pratica atividade física e ainda temos que desafiar a obesidade infanto-juvenil. Entre 210 milhões de habitantes, somos 1 milhão de profissionais. Isso sem contar os que estão se formando e os que entraram agora nas universidades. Nosso trabalho não pode parar”.

“Nesse sentido, cada profissional tem um papel fundamental. E contamos com o juramento do maior número de parlamentares para defesa dos nossos profissionais. Não temos apenas bacharéis e licenciados, temos pessoas essenciais para a sociedade que precisam ser respeitadas”, disse Iguatemi Maria Martins, 2º vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física.

O pessedista Danrlei, ex-goleiro de futebol e agora deputado federal pelo PSD do Rio Grande do Sul, também participou da solenidade.

O ex-ministro do Esporte, Orlando Silva (PCdoB/SP) parabenizou todos pelas comemorações aos 20 anos da regulamentação da profissão de educação física. “Me sinto honrado em fazer parte dessa história. A atividade física é essencial para todos nós. Aqui no parlamento, estaremos sempre vigilantes com essa pauta”.

Pessedista defensor da atividade física

Evandro Roman é defensor da prática esportiva, foi relator do projeto de reformulação do Plano Nacional do Desporto e é coordenador da Frente Parlamentar Mista em defesa da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano e da Frente Parlamentar de combate a Obesidade Infantil. O parlamentar é o responsável pela inclusão, na Base Nacional Curricular, da obrigatoriedade de profissionais de educação física em todos os níveis do ensino básico.

Manu Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *