Câmara encerra celebração de 50 anos da Embratur

Os mais de seis milhões de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2015 deixaram cerca de US$ 1,2 bi no país durante sua estada. Os dados são do Anuário Estatístico do Ministério do Turismo e comprovam como o setor pode ser importante para alavancar a economia do país.

A pedido do presidente da Comissão do Turismo (CTUR), o pessedista Herculano Passos (SP), a Câmara realizou sessão solene para lembrar a importância da área e celebrar os 50 anos do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur). A homenagem encerra uma série de eventos que festejaram a data.

Para Herculano a Embratur é uma ponte entre o Brasil e o mundo. “Projetos novos reforçarão a divulgação do país no exterior por meio do instituto, sendo que a Comissão de Turismo aprovou uma emenda no valor de R$ 400 milhões para esta finalidade”.

Durante a sessão, o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, informou que o instituto vai lançar um pacote de medidas para estimular o setor, assim como fez recentemente o governo francês. “É preciso que a gestão governamental para o turismo se torne uma política de Estado que gere emprego, arrecadação de impostos e desenvolvimento”, defendeu. Lummertz citou o exemplo do Japão, duas semanas atrás, anunciou que dobraria sua meta para 40 milhões de visitantes por ano.

A solenidade contou com a presença da diretora técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Heloísa Menezes. Ela ressaltou a importância da parceria entre a entidade e a Embratur. “O turismo sustenta também o pequeno empreendedor e nosso papel é o de viabilizar novos negócios que estão nessa cadeia”.

50 ANOS DA EMBRATUR

Na tarde de ontem (16), a realização do fórum O Futuro do Turismo Internacional – Perspectivas Brasil deu início às comemorações, com painéis de especialistas que abordaram temas como promoção e marketing voltados ao turismo e potencial natural para exploração de parques. Está prevista ainda a emissão pelos Correios de selo comemorativo e o lançamento de livro sobre o instituto, na sede do Rio de Janeiro.

03 bubbles background

Demétrius Crispim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *