Serfiotis quer investigar casos de maus-tratos a equinos

O deputado Alexandre Serfiotis (RJ) quer investigar o tratamento dado aos animais utilizados para transporte de carga, as famosas carroças. Sua sugestão, apresentada por meio do Requerimento 29/15, foi incluída, nesta terça-feira (25), no plano de trabalho da CPI que apura casos de maus-tratos a animais.

De acordo com o parlamentar, além do excesso de peso que carregam, esses animais ficam vulneráveis a diversas doenças. “Eles têm propensão alta para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que rompe os alvéolos pulmonares, já que passam o dia respirando monóxido de carbono expelido pelos carros. Além disso, o casqueamento (aparar o casco) e o ferrageamento (colocação das ferraduras) inadequados interferem em toda a estrutura óssea e na musculatura, causando dores intensas.”

Em defesa de sua sugestão, Serfiotis relatou que as torturas também são uma constante na vida desses animais. “Por vezes os responsáveis por eles os submetem a medidas extremas, como o vazamento do olho esquerdo, prática usada para domá-los, e isso é feito até com substâncias abrasivas”, complementou.

Carola Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *