Serfiotis e Luiz Antônio conseguem suporte para Saúde de Piraí

O sistema E-SUS, utilizado pela Prefeitura de Piraí para o gerenciamento das consultas médicas entre outras rotinas na saúde pública municipal, receberá um suporte especializado do Ministério da Saúde para atualização de software e investimento em infraestrutura da rede.

O compromisso do órgão federal foi obtido em reunião na última semana na Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, que contou com a presença do prefeito Luiz Antônio e do deputado federal Alexandre Serfiotis. “Investir em tecnologia é o caminho para diminuir as filas e economizar com alguns custos que hoje são desnecessários. Com estes ajustes necessários, a gestão da saúde de Piraí vai continuar evoluindo muito”, comentou o parlamentar.

Deputado Alexandre Serfiotis (RJ), em reunião. Foto: Assessoria.

No encontro em Brasília, que contou com a presença do secretário de Atenção Primária, Erno Harzheim, e do coordenador geral de Informação Primária, Lucas Pedebos, foi abordada a informatização dos atendimentos feitos na própria residência dos pacientes.

Piraí é uma das três cidades brasileiras que serve de modelo para o sistema “E-SUS Atenção Domiciliar”, do Ministério da Saúde, que substitui os prontuários de papel pelo meio eletrônico. “Na prática, esta novidade dá mais agilidade ao atendimento e garante que o profissional de saúde tenha pleno conhecimento do histórico de consultas, exames e medicações prescritas ao paciente”, explicou Serfiotis.

O sistema e os tablets utilizados no sistema “E-SUS Atenção Domiciliar” foram fornecidos pelo Ministério da Saúde estão sendo utilizados pelas equipes do Serviço de Atenção Domiciliar. Durante a consulta na residência, o profissional de saúde avalia o paciente atualiza o estado clínico, exames, organiza o tratamento.

Os dados são lançados no sistema através do tablet e posteriormente são sincronizados com a Unidade de Estratégia de Saúde da Família. “Piraí tem sido um exemplo de qualidade e inovação na área da saúde. Para o nosso mandato é uma enorme satisfação poder contribuir para que o município siga avançando”, finaliza Serfiotis.

Assessoria de comunicação do deputado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *