Serfiotis defende novas alternativas para financiamento do SUS

Deputado Alexandre Serfiotis (RJ) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Alexandre Serfiotis (RJ) – Foto: Cláudio Araújo

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) realizou, nesta quarta e quinta-feira (17 e 18), o Simpósio Nacional de Saúde com o tema Saúde: direito de todos, dever do Estado. O deputado Alexandre Serfiotis (RJ), segundo vice-presidente do colegiado, destacou que três pilares são fundamentais para a melhoria no setor da saúde: a capacitação de gestores, o combate aos desperdícios e à corrupção, e o financiamento.

“O SUS [Sistema Único de Saúde] está subfinanciado e é preciso buscar uma alternativa de custeio para que possamos dar à população um atendimento de qualidade. Têm diversas frentes surgindo que buscam novos recursos para o setor. Acredito que a revisão do pacto federativo também vai promover uma distribuição mais justa entre União, estados e munícipios”, afirmou o parlamentar.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, reconheceu serem necessários mais critérios no controle de gastos e apontou a importância de valorizar os profissionais do SUS.

Os representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e do Movimento Saúde Mais 10 pleitearam a aprovação de medidas que possam destinar mais recursos para a área. Eles são favoráveis à implementação de nova contribuição social para prestar assistência aos menos favorecidos, em especial, nos municípios.

Carola Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *