Serfiotis defende mais investimentos na prevenção de doenças renais crônicas

Deputado Alexandre Serfiotis (RJ) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Alexandre Serfiotis (RJ) – Foto: Cláudio Araújo

O deputado Alexandre Serfiotis (RJ) afirmou que é preciso investir mais em ações preventivas para reduzir o número de pacientes com doenças renais crônicas. Apesar da eficiência dos programas de saúde implantados pelo governo federal, o parlamentar acredita que é preciso ampliar as possibilidades de oferta.

Serfiotis participou, nesta quinta-feira (7), de seminário na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) e disse que o caminho não é aumentar a quantidade de verba aplicada para exames e cirurgias de média e alta complexidade, mas sim investir em medidas de prevenção. “Vejo de forma inversa. A concentração de recursos na alta e média complexidade pode ser um sinal ruim. A prevenção é o pontapé inicial, a chave de tudo”, observou.

O deputado acredita que o caminho para a prevenção é seguir moldes de programas exclusivos de combate a doenças, a exemplo do HiperDia (Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos). “A maneira que temos para reverter essa situação é investir na atenção básica. Temos muitos municípios no país que sequer contam com mais de 50% do Programa Saúde da Família que deveriam ter.”

Serfiotis disse ainda que o refinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a consolidação de um novo pacto federativo são primordiais para garantir a qualidade dos serviços da área da saúde.

Renan Bortoletto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *