Sciarra critica ameaças de invasão em propriedades rurais do Paraná

Deputado Eduardo Sciarra (PR) - Foto: Cláudio Araújo

“Se não fosse a agropecuária o Brasil já estaria praticamente quebrado e sequer teríamos alcançado o nível de bem-estar social e desenvolvimento econômico que hoje usufruímos”, afirmou o deputado Eduardo Sciarra (PR), ex-líder do PSD, em discurso no plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (20).

O parlamentar foi à tribuna para defender os direitos dos produtores do Paraná, que vêm sofrendo ameaças de invasões de suas propriedades por grupos estimulados pelo governo. “Os proprietários rurais, responsáveis pelos superávits da balança comercial, além de não receberem subvenções ou estímulos dos governos, veem crescer, por omissão ou mesmo por concepções ideológicas, outros riscos ao desenvolvimento de suas atividades no campo”, disse o parlamentar.

Segundo Sciarra, a região Oeste do Estado, uma das maiores em produção e desenvolvimento agrícola do país, sofre com ameaças de invasão de novas áreas da empresa Araupel pelos integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST), na cidade de Quedas do Iguaçu. Ele lembrou que a Araupel já cedeu mais de 50 mil hectares para a reforma agrária, considerado como o maior assentamento da América Latina, com 2,7 mil famílias. “A nova área, agora sob ameaça, é produtiva, segundo os critérios já estabelecidos em lei. Portanto, a invasão não deve ser consentida, sob pena de colocarmos em risco o ordenamento constitucional”.

O parlamentar informou que a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) apelou, em documento distribuído, para uma solução por meio do diálogo. “As associações defendem que o governo e as famílias busquem saídas para o problema de forma organizada e sem violência e que não afetem a economia do município”.

Sciarra encerrou seu discurso fazendo um apelo: “Já é tempo de o Brasil valorizar quem trabalha e quem produz, quem coloca alimento barato e de qualidade na mesa de todos os brasileiros e quem livra o país da bancarrota”.

Verônica Gomes

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *