Santiago defende nomeação de excedentes de concurso da Receita

Deputado Roberto Santiago (SP) - Foto: Cláudio Araújo

A Comissão de Trabalho, Administração e de Serviço Público (CTASP) discutiu, nesta terça-feira (5), a nomeação dos candidatos aprovados no último concurso público realizado para preencher as vagas de analista tributário da Receita Federal. O presidente do Colegiado, deputado Roberto Santiago (SP), posicionou-se a favor da nomeação dos excedentes.

“Não se pode incentivar um cidadão a prestar um concurso público e o Estado não chamá-lo. Se o candidato conseguiu o corte mínimo, então ele está apto a assumir o cargo. Sou amplamente favorável que o governo prorrogue a validade dos concursos. Nesse caso específico, os analistas tributários são de suma importância. Eles são responsáveis por fiscalizar quem paga e quem sonega os impostos”, defendeu.

Santiago exemplificou a necessidade da atuação desses profissionais, principalmente nos portos que, segundo a atual legislação, devem funcionar ininterruptamente para dar celeridade a carga e descarga de mercadorias.

“Funcionar 24 horas por dia não é o navio ancorar e ficar parado no porto. É ter também o servidor para acelerar a movimentação de mercadorias. Não tenho a menor dúvida de que a contratação desses analistas tributários aumentará a agilidade em mais de 30% nos portos”, destacou.

O parlamentar informou que o certame foi realizado em 2012 para o preenchimento de 750 vagas e que 1.486 candidatos foram aprovados, o que, segundo ele, demonstra a quantidade de profissionais aptos a desempenharem a atividade.

O edital do concurso previa que após a divulgação do resultado final, ocorrido em 25 de fevereiro deste ano, os candidatos aprovados poderiam ser nomeados em até seis meses, prorrogáveis por igual período.

Carola Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *