Representatividade aumenta ano a ano

O PSD é um dos partidos com maior representatividade no Brasil. Nas eleições de 2014, os 36 deputados federais eleitos conquistaram quase seis milhões de votos, em 17 estados. O PSD está entre as maiores bancadas da Câmara, com recordistas de voto, como o deputado Delegado Éder Mauro que, no Pará, obteve 265 mil votos, e João Rodrigues, que ganhou a confiança de 220 mil eleitores catarinenses.

O partido cresceu em seis estados nas últimas eleições: Distrito Federal, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Sergipe. Só no Rio de Janeiro, a bancada federal conta com seis parlamentares, a maior do PSD, seguida por São Paulo e Bahia, com cinco deputados cada.

Pará, Paraíba, Paraná, Sergipe e o Distrito Federal renovaram em 100% seus representantes na bancada. A taxa de reeleição dos deputados que fundaram o partido foi de 58%, superior à média de renovação da Câmara (53%).

No Senado, Omar Aziz (AM) e Otto Alencar (BA) foram eleitos, no ano passado, para compor a bancada, juntamente com o fundador Sérgio Petecão (AC). Hélio José (DF), que assumiu como suplente, completa o quadro.

Nos estados, Raimundo Colombo governa Santa Catarina e Robinson Faria, o Rio Grande do Norte.

Com 200 mil filiados em todo o país, o PSD se prepara para a corrida eleitoral nos municípios, em 2016.

Representatividade aumenta ano a ano

Demétrius Crispim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *