Relator do Estudo sobre Cidades Inteligentes visita o Parque Tecnológico de Itaipu

O deputado federal Francisco Jr (PSD/GO), relator do estudo sobre Cidades Inteligentes no Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (CEDES), e membro da subcomissão sobre Cidades Inteligentes na Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), participa, no dia 2 de setembro, de visita técnica ao Laboratório de Cidades Sustentáveis, Núcleo de Inteligência Territorial e Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).

Fazem parte da comitiva, os deputados membros da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Deputado Gustavo Fruet (PDT/PR), Deputado Ricardo Pericar (PSL/RJ) e Deputado Evandro Roman (PSD/PR).

A visita foi organizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) com o objetivo de apresentar ao Grupo de Estudo Cidades Inteligentes do Cedes e à Subcomissão Cidades Inteligentes da CDU algumas soluções do Centro de Controle Operacional da ABDI: Serviço de compartilhamento de veículo elétricos, iluminação inteligente; monitoramento por drone; planta de biogás; medidores de água e energia inteligente; estação meteorológica inteligente entre outras.

O Parque Tecnológico de Itaipu integra as dependências de Itaipu Binacional, a maior geradora de energia do mundo, que responde por 18% do setor elétrico do Brasil. Pelo PTI transitam mais de sete mil pessoas por dia, o que garante um cenário ideal para o teste de soluções.

O estudo Cidades Inteligentes da Câmara dos Deputados tem como objetivo avaliar o impacto do crescimento urbano no transporte público, segurança, mobilidade, educação e serviços públicos em geral e sugerir inovações em todas as dimensões, de forma a garantir melhoria de qualidade de vida da população, sempre com foco na cidadania e no bem-estar das pessoas. Trata-se de um dos densos temas conduzidos pelo CEDES – Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados, cujos Relatores são os deputados FRANCISCO JR (PSD/GO), HAROLDO CATHEDRAL (PSD/RR) e ANGELA AMIN (PP/SC).

O que é o CEDES?

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo vinculado à Presidência da Câmara dos Deputados, composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa. O trabalho do Colegiado é dedicado a análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do nosso país.

Como resultado das atividades são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica, que trazem apensados Projetos de Lei e/ou indicações ao Poder Executivo. Desde sua instalação em 2003, foram publicados 27 estudos, muitos dos quais já transformados em lei ou incorporados pelos governantes como Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga e Pré- Sal. O CEDES tem contribuído para o aperfeiçoamento da atuação político-parlamentar, fortalecendo o papel do Poder Legislativo na interlocução de problemas de relevância social perante a população brasileira.

Em junho de 2019, foram aprovados temas de estudos tais quais: disparidades no custo das tarifas de energia elétrica no Brasil, atualização do estudo sobre dívida pública, atenção primária à saúde no Brasil e cidades inteligentes, para o biênio 2019/2020. Para cada estudo são designados deputados relatores e consultores legislativos que coordenam os trabalhos a partir de um plano de atividades com visitas técnicas, seminários, audiências públicas e reuniões temáticas com especialistas.

Da assessoria de comunicação do deputado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *