Regulação dos serviços de banho e tosa avança na Câmara

Deputado Herculano Passos (SP) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Herculano Passos (SP) – Foto: Cláudio Araújo

Está mais próximo de se tornar realidade o Projeto de Lei 1.855/15 que obriga a instalação de câmeras de segurança em pet shops que oferecem banho e tosa para cães e gato. A proposta é de autoria do pessedista Herculano Passos (SP) e foi aprovada nesta quarta-feira (19) na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC).

Com a medida, a tosa e o banho somente poderão ser realizados em estabelecimentos comerciais que possibilitem aos clientes a visão total da execução dos serviços. “Esses locais deverão instalar câmeras que filmem os procedimentos e permitam que os clientes acompanhem pela internet o serviço”, esclarece o parlamentar.

Para Herculano, a medida atende a preocupação da sociedade com a defesa e o combate à crueldade animal. “Certamente, essas medidas inibirão os maus-tratos aos animais, proporcionando mais tranquilidade aos seus donos e maior credibilidade aos estabelecimentos comerciais.”

De acordo com o PL, as pet shops terão até dois anos, a contar da publicação da Lei, para instalar as câmeras e permitir o acompanhamento dos procedimentos pela internet. Além disso, as imagens deverão ser armazenadas por seis meses.

Agora, o projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Diane Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *