Frente Parlamentar do Matopiba será lançada na Comissão de Agricultura

O deputado Irajá Abreu (TO), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) coordenará, nesta terça-feira (2), o lançamento oficial da Frente Parlamentar da Região Agrícola do Matopiba, formada por áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Na ocasião, também será realizada audiência pública para discutir políticas de desenvolvimento econômico para a região.

A solenidade será no auditório 6, às 14h, e contará com a presença da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, dos governadores dos quatro estados envolvidos, ministros, senadores, deputados e prefeitos.

A região do Matopiba é considerada a última fronteira agrícola do mundo, abrangendo 337 municípios, com 5,9 milhões de habitantes e atualmente representa 12,8% da produção de grãos no Brasil. É considerada ainda estratégica para a ascensão social dos pequenos produtores locais e para o incremento da produção e da exportação agropecuária do país.

Entre as várias ações que serão desenvolvidas pelo Matopiba, destaca-se a criação de uma agência de desenvolvimento voltada para a tecnologia, com investimentos em capacitação, inovação, pesquisa, agricultura de precisão e assistência técnica. O formato da futura agência tem sido discutido entre o Ministério Agricultura e representantes dos estados, da iniciativa privada e de instituições de pesquisa e de ensino. O tema também será abordado no lançamento da frente.

Da Assessoria

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *