Raquel Muniz: ciclovias já são uma necessidade

Deputada Raquel Muniz (MG) - Foto: Cláudio Araújo

Deputada Raquel Muniz (MG) – Foto: Cláudio Araújo

A deputada Raquel Muniz (MG) presidiu a sessão desta terça-feira (29) da comissão especial que analisa o Projeto de Lei (PL) 8.085/14 que altera o Código de Trânsito Brasileiro. O colegiado ouviu em audiência pública especialistas que discutiram sobre a atual situação das ciclovias e ciclofaixas no Brasil. Na avaliação da parlamentar, o debate é importante face à necessidade de modernização da cultura de mobilidade urbana nas grandes cidades.

“Para uma economia sustentável é fundamental pensarmos em ciclovias nos grandes espaços urbanos, e isso já está sendo visto como uma necessidade no país.”, afirmou Raquel Muniz. Segundo a deputada, o avanço das discussões sobre o tema também passa pelo investimento em educação.

Na audiência, a diretora de mobilidade urbana do Ministério das Cidades, Luiza Gomide de Faria, ponderou que a cultura ciclo viária já tem seu lugar no planejamento urbano e que tende a se desenvolver. “Os ciclistas conseguiram trazer o tema para o debate nacional, mas precisamos agora envolver os pedestres, que estão invisíveis no ambiente urbano”.

A especialista também informou que o Ministério das Cidades apoiou a criação de 1,644 km de ciclovias no país, com investimentos de mais de R$ 4.493.00,00 milhões.

A importância das ciclovias e ciclo faixas na diminuição do número de mortes no trânsito também foi lembrado por Raquel Muniz. Segundo a parlamentar, o relatório da comissão deverá prever mais investimentos no trânsito com fins preventivos.

Demétrius Crispim

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *