PSD propõe votação da reforma política por temas

Deputado Indio da Costa (RJ) - Foto: Cláudio Araújo

“Não é fácil encontrarmos, nesta Casa, maioria para votar a reforma política. Por isso, acredito que devemos levar a proposta dividida em blocos temáticos ao plenário”, afirmou, nesta terça-feira (17), o vice-líder do PSD, deputado Indio da Costa (RJ), durante reunião da comissão especial que avalia a proposta.

Favorável ao fim da reeleição, o parlamentar também defendeu cinco anos de mandato para qualquer função. “Inclusive para o Senado, que hoje é o dobro da Câmara. Não consigo entender porque alguém iria querer dez anos de mandato, oito já me parece muito”.

Outro ponto que obteve acordo durante a reunião foi a necessidade da coincidência de mandatos. Porém, não foi definido o momento ideal para que ela ocorra. “Se não fizermos esta reforma logo teremos problemas. Defendo que a coincidência ocorra o quanto antes”, afirmou o vice-líder Joaquim Passarinho (PA).

Passarinho acrescentou que, na comissão, apenas três pontos ainda não alcançaram consenso: a forma de financiamento de campanha, o sistema de eleição e a obrigatoriedade do voto. “Esses são os pontos mais polêmicos, os demais já estão basicamente vencidos”, afirmou.

Os detalhes sobre as coligações proporcionais; o período de convenções; a cláusula de desempenho para partidos; e o prazo de filiação e fidelidade partidária serão discutidos na próxima semana.

Verônica Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *