PSD participa de homenagem à imigração japonesa no Brasil

Deputados brasileiros e representantes do governo japonês expressaram o desejo de aprofundar cada vez mais a parceria entre Japão e Brasil. Em audiência pública que comemorou os 109 anos de imigração japonesa ao Brasil (18 de junho de 1908), eles destacaram a cooperação entre os dois países que resultou em projetos nos setores agrícola, siderúrgico, de construção naval, de alumínio e de celulose, entre outros.

Exemplos de parcerias incluem o Programa de Cooperação Nipo-Brasileiro para o Desenvolvimento Agrícola dos Cerrados (Proceder), o Projeto para Carajás, a Usiminas e a Alumínio do Amazonas.

Os Deputados pessedistas Walter Ihoshi (SP) e Goulart (SP) participaram das comemorações. “Os primeiros imigrantes trouxeram o espírito japonês ao Brasil. E o Japão nos dá um exemplo de gambate, palavra japonesa que quer dizer: habilidade de se esforçar para atingir um objetivo, apesar das adversidades”. O parlamentar, descendente de japoneses, disse que a comunidade nipônica já prepara a festa do ano que vem, para comemorar os 110 anos de amizade entre os dois países.

O Deputado Goulart, casado com a nissei Cazuko Raiashi Goulart,  disse que tem uma relação excelente com a comunidade japonesa de São Paulo. “Tive a oportunidade de ir duas vezes ao Japão e posso dizer que todos os dias aprendo com a perseverança, organização e o carinho do povo japonês. Na capital paulista, organizamos o JapanSul, movimeto da comunidade nissei da zona sul, com apresentação cultural e culinária típica.”

Fonte: Liderança do PSD na Câmara, com informações da Agência Câmara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *