
A deputada Delegada Katarina (PSD-SE) e o deputado Nitinho (PSD-SE). Foto: Cláudio Araújo.
O deputado Nitinho (PSD-SE) é autor de quatro projetos de lei que reconhecem como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil as festas de forró dos municípios de Aracaju, Monte Alegre e Nossa Senhora do Socorro.
“O forró é, inegavelmente, uma tradição nordestina, uma paixão sergipana, que reflete a mais genuína expressão da alegria, da força sertaneja, da vitalidade e das raízes culturais da nossa gente”, define o deputado.
Capital
Para a capital sergipana, Nitinho destaca o “Forró Caju” como uma das expressões culturais mais relevantes durante as festas juninas pelo País. O Projeto de Lei 2510/25 dá à festividade o título de patrimônio nacional.
“O Forró Caju consolidou-se como uma das maiores e mais tradicionais festas juninas. Em 2025, a festa contará com quase 30 dias de celebração e 132 atrações, sendo mais de 60% compostas por artistas sergipanos”, enaltece o deputado.
Comprometido em valorizar a cultura sergipana, Nitinho também promove, por meio do Projeto de Lei 2763/25, o reconhecimento histórico à Vila do Forró, localizada na orla marítima de Aracaju.
“A Vila do Forró é mais que um espaço cultural, é um símbolo vivo da identidade nordestina. Trata-se do único forró à beira-mar do Brasil, que atrai turistas de todas as regiões pela sua beleza natural, hospitalidade e forte expressão cultural”, afirma.
Festivais de Forró
Nitinho também homenageia expressões estaduais do forró. Ele é autor do Projeto de Lei 2511/25, que reconhece o “Forró Siri”, realizado em Nossa Senhora do Socorro, região metropolitana, como Patrimônio Cultural.
Semelhante ao “Forró Caju”, a tradicional festa junina de Nossa Senhora do Socorro reúne diversas atrações em 20 dias de festa. “Valorizar o Forró Siri é uma forma de proteger um bem cultural, garantindo sua continuidade e incentivando políticas públicas de preservação das tradições populares”, diz.
Já o Projeto de Lei 2386/2025, também de autoria de Nitinho, dá o título de Patrimônio Imaterial ao “Forró Alegre”, festa tradicional do município de Monte Alegre, no sertão sergipano.
“Criado em 1993, o evento se consolidou e o festejo ganhou milhares de adeptos, passando a ser comemorado todos os anos com apresentações de forrozeiros de renome local, regional e nacional”, completa.
Carlos Augusto Xavier, com informações da Assessoria de Comunicação do deputado Nitinho