Projeto pretende incluir  “recall” no documento do veículo

Os recalls dos automóveis no Brasil poderão passar a constar nos documentos dos veículos. O Projeto de Lei 7298, que tramita da Câmara dos Deputados, prevê que o registro seja feito no Certificado de Registro de Veículo e no Certificado de Licenciamento Anual sempre que o proprietário atender ou não os chamados das montadoras.

“O objetivo é estimular os proprietários a realizarem os reparos. Além disso, o consumidor que for comprar o automóvel saberá se a unidade compareceu à montadora para troca da peça defeituosa. Essa é uma importante demanda da Frente Parlamentar em Defesa do Consumidor”, afirma o Deputado Goulart (SP).

Em 2016, foram 122 campanhas no país envolvendo mais de 1,6 milhão unidades, segundo levantamento da Fundação Procon-SP. No entanto, apenas 12,82% dos carros, caminhões, motos e quadrículos atenderam à convocação no 1º semestre de 2016. “Infelizmente muitas pessoas deixam de fazer o recall. Por isso, é muito importante que o certificado tenha a informação de que o veículo passou pelo reparo, pois quem não faz coloca em risco a própria vida e a de muitas pessoas.”

Recall

Todo recall envolve uma questão de segurança e, por isso, é fundamental que os proprietários atendam a convocação do chamado para realizar o reparo de um defeito de fabricação que tenha potencial para colocar em risco a saúde e a segurança do consumidor.

Fonte: Assessoria de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *