Projeto obriga pet shops a instalarem câmeras durante serviço de banho e tosa

A fotógrafa Marina Assunção Duarte, 21 anos, deixou seus dois gatinhos para tomarem banho no Pet Shop Dog Tique, na 413 Sul, em Brasília. Quando voltou para buscá-los recebeu um dos felinos morto, dentro de um saco de lixo. Essa história triste aconteceu em outubro de 2017 e foi noticiada em reportagem do jornal Metrópoles.

“Voltei para buscar os dois gatos às 16h30. Falei com uma moça, mas ela não me respondeu, apenas levantou e saiu. Logo depois, o veterinário chegou. Perguntou se eu tinha problema de coração. Disse que não e ele me contou que o Felpudinho estava morto”, contou Marina à publicação na época.

Deputado federal Goulart (PSD/SP), autor da proposta. Foto: Cláudio Araújo.

Com o intuito de coibir crimes como esse, o deputado Goulart (SP) apresentou proposta que torna obrigatória a filmagem dos serviços de banho e tosa em pet shops. Os donos dos animais poderão acompanhar em tempo real via internet a realização do serviço.

A medida já recebeu parecer favorável do deputado Jose Stédile (PSB-RS), relator da medida na Comissão de Defesa do Consumidor, na Câmara dos Deputados.

As Organizações Não Governamentais que cuidam de bichinhos não possuem dados sistematizados sobre maus tratos em pet shops. Mas, a central de Denúncias da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal registrou 41 ocorrências de crueldade contra animais, de janeiro a março deste ano. No mesmo período, em 2017, foram contabilizadas 22 denúncias. O aumento foi de 87% no período.

Valéria Amaral

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *