Políticos e amigos homenageiam Rômulo Gouveia

Nesta quarta-feira (23), o PSD homenageou duplamente o deputado federal Rômulo Gouveia, falecido no último dia 13 de maio. A sala de reuniões do partido ganhou o nome do ex-Deputado. E, no plenário, políticos de vários partidos, da Câmara e do Senado, prefeito e Ministro, família e amigos estavam reunidos para lembrar o exemplo de pessoa e agente público que Rômulo Gouveia foi.

Líder Domingos Neto e Ministro Kassab prestam homenagem à Rômulo na sala de reuniões da liderança do PSD. Foto: Cláudio Araújo.

Abaixo, a lembrança carinhosa dos que participaram das homenagens no plenário:

Domingos Neto – Líder do PSD na Câmara

Falo agora em nome da nossa liderança. Ele deixa um vazio, estávamos alinhados nas batalhas, ele se preocupava com cada um de forma especial, tentando entender e ajudar. Teve inigualável atenção com todos. Fizemos hoje uma pequena homenagem, nossa sala virou Sala Deputado Rômulo Gouveia, para que ele marque para sempre o nosso partido. Saúdo o povo da Paraíba, a quem ele defendeu. A política precisa de mais pessoas como ele”.

Rodrigo Maia – Presidente da Câmara dos Deputados

Rômulo Gouveia era o deputado mais querido dessa Casa. Todos gostavam dele. Na breve passagem pela câmara ele fez muitos amigos. Isso mostra a pessoa que ele era. Só temos a agradecer”.

Gilberto Kassab – Ministro de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática

Essa é uma sessão que não imaginávamos participar. Inquestionavelmente ele era o mais querido por onde passava. Ele sempre foi assim, unanimidade. Conheci Rômulo quando eu era prefeito de são Paulo. Ele queria ter um escritório do partido na Paraíba. Hoje, lamentamos o enorme vácuo que ele deixa, pelas qualidades humanas e não pelo poder político que tinha. Vamos virar essa página levando as inspirações que ele deixou”.

André de Paula (PSD-PE) – atual Quarto Secretário da Mesa

Na Quarta Secretaria ele colocou um enorme e lindo retrato das duas principais cidades da Paraíba. Lá ficará a homenagem, porque este é o mandato de Rômulo Gouveia. Nessa crise de representatividade, Rômulo era exemplo. Acreditava que a política é o instrumento mais valioso para transformar a realidade das pessoas”.

Rômulo Gouveia (na imagem ao fundo) é homenageado pelos colegas, amigos e familiares, no plenário da Câmara. Foto: Claudio Araújo

Romero Rodrigues (Prefeito de Campina Grande)

Depois de assistir o vídeo que foi exibido em plenário, deveríamos mais que falar, fazer um silêncio e lembrar da companhia de Rômulo. O material mostrou a trajetória dele. Que ele cresceu na política por características próprias. Impossível fazer igual. Na Paraíba não existe. Tamanha a grandeza da generosidade dele, do coração dele. Tudo a que ele se propôs ganhou”.

Deputada Soraia Santos (PR-RJ)

Estou aqui n~]ao representando a bancada feminina, mas, como pessoa. Conheci Rômulo pelo ideal de educação que ele tinha, ele é uma perda inestimável da família Cenecista. Jamais abriu mão de um Brasil melhor através da educação. A educação nos uniu. Tenho ele em alta conta!”.

Deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PR)

Ele era dedicado, tratava a todos de forma carinhosa, sempre à disposição, encaminhando os problemas, dando retorno a todos. Conseguiu transformar a política em instrumento para fazer o bem às pessoas. Devemos agradecer pela vida de Rômulo!”.

Senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PR)

Esse é um momento difícil para mim. Conheci Rômulo adolescente. Antes de ele começar o movimento comunitário de Campina Grande. Quando meu pai foi eleito Governador, Rômulo contribuiu muito, chefiando a merenda escolar do estado. Ele caprichosamente faleceu no dia das mães, porque tinha um coração materno. Nasceu do povo, viveu para o povo e morreu com o povo”.

Senador Raimundo Lira (MBD-PR)

É indiscutível o vazio que Rômulo deixou. Recebi a notícia no meu quarto de manhã, trazida pela minha esposa. Fiquei atordoado. Já tinha perdido meu cunhado e disse que achava que Deus queria junto dele os melhores. Rômulo não era apenas um conterrâneo, era meu melhor amigo. Ele era glorioso nos seus gestos e na satisfação em ajudar a todos. Merece ser lembrado pelo que nos ensinou: que a política pode ser feita com verdade e humildade”.

Deputado Simão Sessim (PP-RJ)

Com grande tristeza recebi a notícia do falecimento de um dos deputados mais atuantes dessa casa. Muito trabalhador, visivelmente nunca considerou que trabalhava em excesso. O vi atuar com vigor e esperança, incansavelmente. Sua morte foi um choque. Venho aqui registrar minha homenagem e a do meu partido. Lembrarei sempre do entusiasmo com que ele discutia as questões sociais, preocupado com áreas mais sensíveis como saúde, saneamento básico e moradia”.

Deputado Herculano Passos (MDB-SP)

Tinha um carinho muito grande por ele. Sou deputado por São Paulo. Mas, fui à Paraíba e fui muito bem recebido na casa dele. Ele veio me visitar na minha casa. Conhecia a família dele e ele a minha. Pessoa que gostava de gente! Gostava de fazer política com ‘P’ maiúsculo. Todo mundo gostava dele“.

Deputado Felipe Bornier (PROS-RJ)

Toda figura pública deve levar o exemplo de Rômulo, tratava os brasileiros com muito carinho. Vamos levantar a cabeça e agradecer o momento que estivemos com ele”.

Deputado Otávio Leite (PSDB-RJ)

Cheguei a esta casa ao lado do deputado Rômulo. Conheci e logo percebi sua preocupação com as pessoas, com os paraibanos. Fui vizinho de porta dele que recebeu inúmeras pessoas do estado. Ele abria a casa dele a todos. Ficamos muito sentidos por essa precoce ausência”.

Pedro Cunha Lima (PSDB-PB)

A paraíba perdeu o político mais atencioso e dedicado da sua história. Sempre que chegava no plenário, batia o olho em Rômulo e já sentia um carinho no coração. Isso era a pessoa dele que despertava. Fui mais um privilegiado. Tenho certeza que Deus o recebe de braços abertos”.

Deputado Damião Feliciano (PDT-PB)

Morava perto dele lá na Paraíba. Ele criou um espaço que oferecia reforço escolar e comprava os tamboretes da minha tia para os alunos sentarem. Era adorado. Era um líder. Foi do povo e depois dos políticos. Só evoluiu, sempre evoluiu. Firme na defesa de seus propósitos. Era sereno, mas, determinado. Sentimos a sua falta”.

Deputado Marcondes Gadelha (PSC-PB)

Rômulo esgotou todos os campos do possível, no curto espaço de tempo que lhe foi dado. Viveu intensamente seus sonhos e missões. Multiplicou os seus talentos. Serviu a todos os entes sobre os quais por direito ou devoção o seu espírito se debruçou. Foi vários ao mesmo tempo. Basta conversar com os prefeitos, as associações de classe, as unidades filantrópicas, todas as entidades sabiam dele”.

Rômulo José de Gouveia Filho

Quero agradecer a todos os deputados presentes e a todos que abraçaram a causa da Paraíba. Não imaginávamos que sua partida seria tão rápida. Ainda temos esperança de ver ele chegar cansado, mas, cheio de energia. Foi um porto seguro. Gestos e sentimentos dele nos guiaram para o caminho do bem. Na política, fidelidade sempre foi sua marca. Sempre foi reto e solidário. Recebemos muitos depoimentos que nos confortam. Em nome de minha família, de forma irrestrita, agradeço”.

Manu Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *