CPI do Carf: pessedistas querem convocar empresas envolvidas em denúncias

Deputado Joaquim Passarinho (PA) - Fotos: Cláudio Araújo

Deputado Joaquim Passarinho (PA) – Fotos: Cláudio Araújo

Os vice-líder do PSD, deputados Joaquim Passarinho (PA), titular da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), e o suplente da mesma comissão, Delegado Éder Mauro (PA), cobraram a convocação de empresas já citadas em denuncias na Operação Zelotes, da Polícia Federal (PF). Segundo investigações, o Carf teria efetuado pagamentos de propina a empresas para manipular os resultados dos julgamentos do órgão nos casos de sonegação fiscal.

Durante audiência pública nesta terça-feira (22), Passarinho defendeu que as empresas sejam investigadas e, caso haja comprovação, paguem pelos danos causados. “Nós precisamos devolver esse dinheiro de sonegação para a população.”

Deputado Delegado Éder Mauro (PA)

Deputado Delegado Éder Mauro (PA)

O deputado Delegado Éder Mauro disse que o Carf se transformou em um grande centro de especulações e acertos ilícitos em detrimento do fisco. “Foram bilhões de reais que poderiam ser aplicados no país. Nós queremos que todos os investigados sejam ouvidos”, enfatizou.

O procurador da República, Frederico de Carvalho Paiva, sinalizou a possibilidade de abrir outros inquéritos após as atuais investigações, uma vez que os investigados estão informando o funcionamento do órgão. “O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais precisa de aperfeiçoamento.”

Diane Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *