Pessedista torna a defender o fim do monopólio da Petrobras

Deputado Júlio César (PI) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Júlio César (PI) – Foto: Cláudio Araújo

A exploração do petróleo por outras operadoras, além da Petrobras, é uma forma de reerguer a estatal, defende o deputado Júlio César (PI). Para ele, o potencial encontrado no petróleo e no pré-sal pode ser a saída da crise e também estímulo para a retomada do crescimento econômico.

“Sou favorável à flexibilização deste monopólio para que outras empresas possam investir. Isso vai ajudar nossa produção a crescer e a nos tornarmos autossuficientes. Quem sabe não exportamos o excedente dessa grande riqueza que a natureza nos deu, que é o pré-sal?”, disse.

Júlio lembra ainda que os números em queda da estatal são alarmantes. “A Petrobras já valeu 10% do Produto Interno Bruto do Brasil (PIB) e hoje vale menos de 3%. Suas dívidas eram de 3%, hoje deve 9% do PIB. Cada 1% do PIB corresponde a R$ 60 bi. Então 9% são mais de quinhentos bilhões do débito da Petrobras. Lamentavelmente, ela está quebrada”.

Júlio é membro da comissão especial destinada a analisar o tema (PL 4.567/16) e propor soluções no setor de exploração de combustíveis. Ele tem participado dos debates e sugerido publicamente o fim do monopólio.

Carola Ribeiro

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *