PEC dá autonomia à PF

 

A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) entregou, nesta quarta-feira (25) a Carta do Povo Brasileiro ao Congresso Nacional pela Autonomia da Polícia Federal à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. O documento, que recebeu mais de meio milhão de assinaturas pela internet, argumenta que, por estar atualmente subordinada ao Poder Executivo, a PF está “vulnerável a interferências políticas dos governantes de plantão”, o que “a impede de combater o crime organizado e a corrupção de forma mais efetiva”.

A autonomia da PF está prevista na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 412, que tramita na Câmara. O Líder do PSD na Câmara, Deputado Federal Marcos Montes (PSD-MG) participou das discussões. “Hoje fechamos mais um ciclo na caminhada pela aprovação da PEC. Isso será uma grande conquista para o povo brasileiro, para o Brasil”, explica Carlos Sobral, que preside a ADPF.

Líder Marcos Montes, ao lado de Alexandre Silveira e do Presidente da CCJC, Deputado Rodrigo Pacheco

Convidado a participar do ato, o autor da PEC 412, o ex-deputado federal mineiro e atual suplente de Senador, Alexandre Silveira (PSD-MG), comemorou o resultado da audiência. “Defendemos aqui uma Polícia Federal mais forte, para dar continuidade ao brilhante e respeitado trabalho que vem sendo executado no combate à corrupção, ao o crime organizado, ao tráfico internacional de drogas, sem sujeição as intempéries políticas.”

O Deputado Federal Rodrigo Pacheco, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, afirmou ser favorável a PEC. “Nesse pouco mais de um ano à frente da CCJ, conseguimos avançar muito. A Proposta estabelece uma autonomia importante para uma entidade fundamental”.

Líderes de movimentos sociais independentes como Carla Zambelli (Nas Ruas) e Maurício Vidal (Movimento Brava Gente Brasileira) e Fernando Gesse (Observa Brasil) também acompanharam a solenidade. Também participaram como representantes do Orgulho Nacional, Movimento Brasil Livre (MBL) e Mulheres da Inconfidência.

Do PSD-MG e da assessoria


Saiba mais

Líder do PSD defende urgência nas apurações da Operação Carne Fraca
Marcos Montes assume liderança do PSD na Câmara

 

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *