A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara aprovou o Projeto de Lei 2896/24, do deputado Paulo Litro (PSD-PR), que concede a Campo Largo, no Paraná, o título de Capital Nacional da Louça.
O município atende a 75% da demanda nacional por louças profissionais, gerando mais de 3.500 empregos diretos e indiretos de acordo com o Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça, Porcelana, Pisos e Revestimentos Cerâmicos (Sindilouça). Também se destaca pela produção anual de 36 milhões de peças de porcelana e cerâmica.
Desenvolvimento econômico
“Campo Largo é um orgulho para o Paraná e merece esse reconhecimento nacional por sua contribuição ao desenvolvimento econômico, à geração de empregos e à preservação de nossa cultura”, destaca Paulo Litro.
O parlamentar afirma, ainda, que o título valida o papel cultural do município, que desde 1991 realiza a tradicional Feira da Louça, atraindo milhares de visitantes e fortalecendo a identidade local.
Segundo Paulo Litro, a medida também reforça o reconhecimento estadual já conferido pela Lei 16.773/2010, que declarou Campo Largo como a Capital da Louça e Porcelana de Mesa do Paraná.
Próximos passos
A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovada pelos deputados sem modificações, seguirá diretamente para análise do Senado, sem ter que passar pelo Plenário da Câmara.
O deputado reafirma o compromisso de continuar verificando o andamento da matéria em todas as comissões do Congresso Nacional.
“Seguiremos acompanhando de perto a tramitação do projeto para garantir que seja aprovado nas demais comissões e reconheça, em âmbito nacional, a importância de Campo Largo como a Capital da Louça”, declara.
Com informações da Assessoria de Comunicação do deputado Paulo Litro