Passarinho assume Secretaria de Relações Internacionais

O Deputado Joaquim Passarinho, do Pará, assumiu a Secretaria de Relações Internacionais (SRI), da Câmara. O órgão é responsável por estabelecer as diretrizes da diplomacia parlamentar da Casa e promover a cooperação com parlamentos estrangeiros.

Entre as principais atividades está a interlocução da Câmara dos Deputados com o Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e com embaixadas e representantes de organismos Assembleias e Fóruns Parlamentares internacionais.

“É um momento político no Brasil que exige boas relações com outros países e com todas as delegações que vêm até este Parlamento. A missão é mostrar que independente da crise econômica, nosso parlamento é democrático e que vamos sair dessa crise através de um legislativo forte e interligado com o mundo.”

Parlasul e Parlatino

O Líder do PSD na Câmara, Domingos Neto (CE) ressaltou que “o Brasil é referência em parlamento aberto em todo mundo. Temos relações estreitas com iniciativas como o Parlamento do Mercosul – o Parlasul – e o Parlamento Latino-americano, o Parlatino. Sem dúvida, para nós do PSD é uma honra estar ocupando este espaço.”

Durante a solenidade de posse, os Parlamentares demonstraram o apoio à nova gestão. “Todo esse trabalho que é feito junto ao Itamaraty, mostra que as relações diplomáticas são uma oportunidade de trocar experiência com parlamentos em todo mundo”, destacou o Deputado Evandro Roman, do Paraná.

Para a recém empossada Presidente da Comissão de Cultura (CCULT), Deputada Raquel Muniz (MG), o trabalho da secretaria vai ajudar a impulsionar os debates sobre o setor. “Passarinho vai nos ajudar a estreitar o diálogo, interação e parceria internacional”, disse.

O Deputado André de Paula (PE), Vice-Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), reforça que as relações bilaterais no setor tecnológico também vão receber destaque. “Sem dúvida as missões que são apresentadas ao pessedista Joaquim Passarinho são levadas com muita seriedade. Nos sentimos todos representados nesta secretaria.”

Diane Lourenço


Saiba mais
Passarinho diz que Brasil deve respeitar os acordos internacionais anticorrupção

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *