Parlamentares prestam homenagem a profissionais de educação física

Deputado Evandro Roman (PR) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Evandro Roman (PR) – Foto: Cláudio Araújo

Mais de trinta personalidades foram condecoradas, nesta terça-feira (8), com a honraria Manoel José Gomes Tubino. O evento foi idealizado pela Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano (FPMAFDH), presidida pelo deputado Evandro Roman (PR) e apoiado pela Segunda-Secretaria, coordenada pelo deputado Felipe Bornier (RJ), pela Comissão de Esporte (CESPO) e pelo Conselho Federal de Educação Física (Confef).

A sessão homenageou, com certificado e medalha, profissionais de educação física que se destacaram em 2015. Roman afirmou que a qualidade de vida está relacionada à atividade física e que esses profissionais, que estimulam a prática em meio aos impasses, merecem reconhecimento.

“Essa iniciativa é uma forma de apoio e incentivo para esses profissionais que atuam na ponta e fazem da sua atividade um sacerdócio, pois passam por dificuldades como a falta de materiais, baixos salários e locais inapropriados, mas continuam trabalhando de forma incansável.”

Para Bornier, as sugestões dos profissionais da área são importantes para a elaboração de legislação pertinente ao tema. “O país precisa mudar sua política de inclusão para pessoas que praticam esportes. Valorizar esses profissionais é um começo.”

O deputado Joaquim Passarinho (PA), vice-líder da legenda, também ressaltou que a honraria é uma forma de reconhecer o trabalho desses educadores e lembrou que quanto mais se investe na atividade, menos a população adoece. “Estamos premiando os melhores da área. São pessoas que ajudam o Estado a reduzir gastos com saúde.”

O nome da medalha também é uma homenagem. Manoel Tubino é professor e dedicou mais de 40 anos à educação física. Para ele, o esporte é um dos fenômenos socioculturais mais importantes da humanidade por conter características interdisciplinares que garantem saúde, educação e lazer.

Carola Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *