Deputados discutem programas que levam internet aos municípios

Durante reunião virtual da bancada do PSD, nesta terça-feira (1), o ministro das Comunicações, Fabio Faria, apresentou três programas que levam internet banda larga aos municípios brasileiros. “Durante todo esse período de isolamento por conta da Covid-19, ter internet funcionando bem nos lares brasileiros se tornou essencial. As crianças estão conectadas para estudar, os pais para trabalhar e serviços são oferecidos exclusivamente via internet”, disse Fábio Faria.

O primeiro programa é do Governo Federal com coordenação do Ministério das Comunicações. É chamado de GESAC – Governo Eletrônico e Serviço de Atendimento ao Cidadão – e oferece gratuitamente conexão à internet em banda larga via satélite com velocidade de 10 mega bits por segundo. Atende instituições como escolas, associações, unidades básicas de saúde, telecentros e bibliotecas públicas, entre outros.

Já o projeto Wi-fi na Praça foi recentemente lançado pelo Ministério das Comunicações e como o nome já diz, leva conectividade para praças públicas de localidades carentes de acesso à internet em banda larga. O ministério instala nessas localidades pontos de acesso com capacidade de 20 mega bits por segundo para que a população possa acessar
gratuitamente a rede.

O Cidades Conectadas, projeto também lançado pelo Ministério, visa a implantação de anéis de fibra ótica de alta capacidade para interligação de órgãos públicos, além de ofertar Wi-fi gratuito em praças públicas. “A demanda por internet é grande em todo território nacional. É muito importante que os parlamentares estejam informados das possibilidades apresentadas pelo ministro Fábio Faria”, comentou o líder da bancada, deputado Diego Andrade (MG).

Manu Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *